A calibração de chave de torque é o processo que, durante o qual, uma chave de torque é ajustada para assegurar sua exatidão e precisão. É realizada com novas ferramentas para mostrar que ela foi fabricada com alta precisão, respeitando determinados padrões. Ao longo do tempo, uma chave degrada e seu desempenho sofre desgaste.

Empresas relacionadas a calibração de chave de torque

Telas Touch Screen

Rua Rui Barbosa, 1775 - Joinville - SC - CEP: 89220-100
Telefone fixo: (47) 3121-9591 - Telefone fixo: (47) 3418-0342
E-mail: marketing@clpcenter.com.br
http://www.clpcenter.com.br/

Spectris do Brasil Instrumentos Eletrônicos Ltda

Rua Laguna, 276 - São Paulo - SP - CEP: 04728-000
Telefone fixo: (11) 5188-8166
E-mail: hbm@hbm-br.com.br
http://www.hbm.com/pt

Muitas peças estão sujeitas a vibrações, movimentos repetitivos e poluentes que podem ter um impacto negativo sobre a precisão do torquímetro. Serve para reajustá-la para que o desempenho proporcione um torque perfeito.

A calibração em si é uma comparação entre a medição de uma grandeza conhecida e uma medida tomada a partir da chave que está sendo calibrada. A diferença é observada e, em seguida, o técnico faz as alterações e adaptações necessárias antes de medir novamente para garantir que os valores sejam idênticos. O processo é importante para muitas indústrias e empresas, porque o funcionamento preciso das chaves de torque é fundamental. Os torquímetros são amplamente utilizados para o aperto correto de porcas e parafusos, sendo que uma chave de torque ou outras ferramentas de torque, que exibam incorretamente a força, pode levar ao não aperto, fazendo com que o equipamento falhe.

O método pode ser aplicado em um laboratório. Em um laboratório de torque, os teste são feitos por calibradores profissionais, que reparam e ajustam os torquímetros e outras ferramentas. Os torquímetros calibrados chegam a níveis de 0,5 a 1% de margem de erro. Um técnico treinado realiza o serviço em um dispositivo que é capaz de produzir uma leitura correta do equipamento. Ao final, o técnico terá um relatório de síntese e um certificado, para mostrar que a chave de torque foi calibrada com os padrões industriais.

Outra opção é ajustar as ferramentas no local usando um sistema de pesos e distâncias para "ensinar" a chave de torque quais são as medidas certas. Ou seja, quando um peso conhecido é aplicado, a chave pode ser ajustada para mostrar qual medida usará como referência. Como o torque é o produto da força e da distância, uma chave de torque pode ser calibrada com um peso que é medido com precisão e uma distância conhecida. As calibrações são usualmente realizadas por meio da escala do torquímetro.