Indústrias como a aeroespacial, aeronáutica, militar e automotiva utilizam rigorosos testes em câmaras de altitude, devido à natureza crítica das atividades dos seus produtos. Por exemplo, a falha de um sistema de orientação de mísseis, rádio de aviões ou um regulador de mergulho em profundidade, provavelmente resultarão em um acidente grave e fatal.

Empresas relacionadas a câmara de altitude

Nenhuma empresa encontrada!

Portanto, os componentes do sistema e equipamentos nesses setores devem ser testados em condições extremas de pressão e suas variações, a fim de determinar as eventuais fraquezas e seus potenciais. Além disso, os produtos comerciais que necessitam de transporte por via aérea podem ser testados para garantir que não ocorra danos ao produto durante o transporte. Estes equipamentos também são utilizados para testes com o corpo humano em resposta a mudanças na pressão e na altitude. Elas monitoram a resposta do sistema respiratório e circulatório das pessoas para fins de treinamento de pilotos e astronautas, treinamento para atletas profissionais e de alto rendimento, e na determinação dos sintomas e tratamentos para a hipóxia, uma condição causada pela mudança de altitude.

Aquelas para ensaios ambientais são projetadas com a capacidade de replicar condições ambientais extremas, a fim de testar de forma abrangente a confiabilidade de um produto. Os modelos de altitude simulam altitudes extremamente elevadas para avaliar os efeitos de pressão e troca de ar, e rotineiramente os níveis alcançados nas de vácuo são de 0,01 atmosferas. Os fabricantes têm a capacidade de reproduzir as condições de pressão de até 100 mil metros acima do nível do mar.

Podem ser utilizadas para testar uma combinação de condições ambientais, e muitas vezes os testes de temperatura e umidade são incluídos. Isso é necessário para aumentar a validade dos resultados de acordo com a verdadeira natureza do ambiente em que o produto estará sujeito quando estiver em funcionamento. Dentro delas, que são fabricadas para a realização de ensaios de altitude tão extrema, as paredes devem ser equipadas com calibre pesado para evitar o colapso interno da estrutura devido à atmosfera de vácuo, que deverá ocorre internamente. As câmaras para testes de altitude variam muito de tamanho, desde modelos de bancada com vários tamanhos para suprir a quantidade infinita de produtos que necessitam de testes deste tipo, até tipos de grande porte.