A câmara de teste a vácuo tem a capacidade de suportar a pressão causada pela criação de um vácuo, e geralmente são feitas a partir de metais, geralmente alumínio. Como estes equipamentos de teste de vácuo são utilizados em uma ampla gama de indústrias, é possível que sejam projetadas e construídas com a capacidade de replicar determinadas condições ambientais de temperatura e altitude, além de criar um ambiente de vácuo.

Empresas relacionadas a câmaras de teste a vácuo

Nenhuma empresa encontrada!

Os ensaios ambientais simulam as condições ambientais reais que um produto enfrenta durante a sua vida útil e, portanto, mais do que um efeito ambiental é necessário para ter uma idéia exata de como um produto vai reagir. Para que um engenheiro ou projetista possa ver os resultados de um vácuo em um objeto, normalmente há uma porta ou janela de visualização selado com borracha. Os tamanhos podem variar muito, desde menores de bancada utilizadas para testar componentes e objetos em miniatura, até as maiores, capazes de objetos de natureza muito maiores.

Várias indústrias dependem de embalagem a vácuo para ajudar a produzir um melhor produto, com a melhor qualidade possível. Engenheiros aeroespaciais utilizam o teste de vácuo para todos os componentes de um determinado equipamento para viagens espaciais, que devem ser capazes de suportar os efeitos de um ambiente de vácuo e pressão baixa por longos períodos de tempo. Os testes de vácuo podem ser realizados nas aeronaves espaciais, nos circuitos eletrônicos, lentes, filtros, revestimentos e materiais estruturais.

Os fabricantes de plástico utilizados nas embalagens utilizam câmaras de vácuo, quando realizam mistura de resinas e borrachas de silicone para garantir uma réplica de um molde livre de bolhas. O material a ser inserido no molde é colocado no interior para remover todas as bolhas de ar existentes, e torná-lo pronto para derramar no molde, sem deixar manchas. Também são utilizadas para testar a vedação de embalagem e do potencial de vazamento e possíveis defeitos sob pressão. Isso é útil especialmente para embalagens de exportação em que as mercadorias serão submetidas a altas altitudes durante o transporte por via aérea, e nas indústrias farmacêutica e médica, onde é necessário que os medicamentos permaneçam fechados até o seu uso. Os testes de vácuo podem levar várias horas e pode ser um procedimento caro, e ainda assim é uma ótima opção no processo de controle de qualidade, pois com a identificação de possíveis problemas, eliminamos custos desnecessários com garantias e retrabalho além de despesas extras em longo prazo.