Diversos setores como os de processamento de alimentos, bens de consumo, construção civil e automotivo, realizam testes de temperatura nos seus produtos revelando possíveis falhas e defeitos. As câmaras de teste de temperatura podem produzir um ambiente com temperaturas desde abaixo de zero, podendo chegar tão alto quanto 210 °C.

Empresas relacionadas a câmaras de teste de temperatura

CÂMARAS CLIMÁTICAS E SALT-SPRAY

Rua Peixes, 130 - Santana de Parnaíba - SP - CEP: 06515-130
Telefone fixo: (11) 4321-8073
E-mail: [email protected]
http://www.makcon.com.br/

Imp. Exp. de Medidores Polimate Ltda

Rua Basílio da Cunha, 206 - São Paulo - SP - CEP: 01544-000
Telefone fixo: (11) 5080-5000
E-mail: [email protected]
http://www.polimate.com.br/index.php

Kropy Automação Industrial Ltda

Rua Doutor João Colin, 1963 - Joinville - SC - CEP: 89204-002
Telefone fixo: (47) 3435-1586
E-mail: [email protected]
http://www.kropy.com.br/

O objetivo é prever com precisão, e então permitir que o fabricante possa corrigir, se necessário, a resposta de um produto com o meio ambiente. Portanto, é importante que reproduza um ambiente tão próximo possível ao da natureza.

Como a temperatura atual está estreitamente ligada à umidade relativa do ar, as câmaras, que combinam os efeitos da temperatura e umidade são comuns. As de temperatura também podem ser utilizadas como espaços de armazenamento de materiais que são sensíveis aos ajustes de temperatura, especialmente nas indústrias médica e farmacêutica.

A gama de produtos que exigem teste de temperatura é muito ampla, portanto, estão disponíveis em vários tamanhos, incluindo de bancada compacta, até modelos enormes, projetados de acordo com a necessidade do fabricante. Muitas são projetadas com base não apenas no tamanho e forma do produto a ser testado, mas também na sua utilização. A validade dos resultados do teste é importante para as mudanças de produção e melhorias futuras, portanto, a construção deve ser cuidadosamente considerada.

Os controles de temperatura e precisão são um elemento importante na realização dos testes e registros dos resultados para referência futura. Isso geralmente é feito por sensores eletrônicos, a fim de atingir a leitura mais precisa, outra consideração a ser feita é o método de distribuição de ar para alcançar um padrão de temperatura uniforme dentro da câmara selada. Cada elemento das condições de ensaio deve ser levado em consideração, o ambiente já existente e o clima, a adição potencial de iluminação interior e, assim, o calor extra, as variações já existentes entre os produtos e materiais que estão sendo testados. Dependendo da indústria a fazer o teste, algumas normas para execução do processo é criada, com o intuito de gerar um padrão de conformidade e ainda um produto de melhor qualidade é um resultado típico. Pode ser um procedimento caro e demorado, dependendo do tamanho e do processo realizado, mesmo assim é uma escolha interessante, submeter os produtos a testes de temperatura, especialmente em termos de despesas de longo prazo e benefícios futuros.