As câmaras de teste de ambiente avaliam a qualidade de um produto e sua durabilidade, e identificam possíveis falhas e disfunções que existem tanto no design do produto ou na escolha do material antes de o produto chegar ao mercado consumidor. Diversos ramos de atividade, que vão desde a construção civil, médica e automotiva, como também as indústrias de processamento de alimentos, embalagens, utilizam esses aparelhos em produtos rotineiramente, como peças de automóveis, cigarros, maquiagem, remédios e utensílios de cozinha.

Empresas relacionadas a câmaras de teste

CÂMARAS CLIMÁTICAS E SALT-SPRAY

Rua Peixes, 130 - Santana de Parnaíba - SP - CEP: 06515-130
Telefone fixo: (11) 4321-8073
E-mail: comercial@makcon.com.br
http://www.makcon.com.br/

Imp. Exp. de Medidores Polimate Ltda

Rua Basílio da Cunha, 206 - São Paulo - SP - CEP: 01544-000
Telefone fixo: (11) 5080-5000
E-mail: polimate@polimate.com.br
http://www.polimate.com.br/index.php

Kropy Automação Industrial Ltda

Rua Doutor João Colin, 1963 - Joinville - SC - CEP: 89204-002
Telefone fixo: (47) 3435-1586
E-mail: kropy@kropy.com.br
http://www.kropy.com.br/

Os produtos submetidos a esse teste em determinadas condições ambientais, permitem ajustes de produção pelo fabricante, que irão resultar em um produto de melhor qualidade nas mãos do consumidor final.

Procedimentos comuns registrados incluem os efeitos de condições extremas de temperatura e variações bruscas de temperatura em câmaras de temperatura e criogênicas, os efeitos da umidade, como névoa salina e testes que registram os efeitos degradantes de água salgada e corrosão, bem como a resistência de objetos, todos estes itens são analisados pelo fabricante. Outros tipos incluem, as de altitude, choque térmico, de vácuo entre outras.

A concepção e construção devem ser cuidadosamente consideradas. Como é um processo de teste, precisam ter um meio de visualização e acompanhamento do procedimento de teste através de um orifício de visualização, ou através de um vídeo. Em alguns casos, uma câmara ambiental terá uma área de contato, para que o engenheiro de testes possa lidar com o produto ou material a ser testado. O método de controle do processo é outra consideração a ser realizada como painéis de controle, que podem ser analógicos ou digitais e alimentados por um computador ou através da internet.

Elas são projetadas com a capacidade de replicar condições ambientais extremas. As de temperatura podem alcançar temperaturas geralmente acima de 1000 graus centígrados, e criogênicas podem atingir na outra extremidade da escala, temperatura de até -200 graus Celsius, ou mesmo inferiores, com a ajuda de nitrogênio líquido. Além das variações de temperatura, que podem ser testadas por choque térmico, umidade e teor de umidade do ar, as variações podem ser replicadas em conjunto com a umidade, variando de 10 a 100% em câmaras de umidade. As de altitude simulam altitudes extremamente elevadas para testar os efeitos de pressão e troca de ar, e rotineiramente atingem níveis de 0,01 atm, que são alcançados em vácuo. As de ensaio devem ser cuidadosamente construídas para se obter testes controlados e consistentes.