Uma canaleta de alumínio extrudado é um produto de alumínio extrudado, que é leve, tem uma alta resistência à relação de peso e é rentável. Embora o alumínio seja o terceiro elemento mais abundante na Terra, é um dos metais mais recente a ser utilizado na fabricação de processos industriais, com pouco mais de uma centena de anos de uso em aplicações industriais e comerciais.

Isso ocorre porque o processo de extração de minério de alumínio da superfície da Terra é relativamente caro, no entanto, oferecem muitas vantagens, tais como uma vida útil mais longa do que maioria dos canais de metal e capacidade para ser totalmente recicladas, mantendo 100% da propriedades originais do material. Uma das muitas formas possíveis de alumínio extrudado, elas são lisas, lineares e bastante estreitas. As de alumínio extrudado geralmente fornecem um quadro de suporte para produtos formados de rolo e são ideais para aplicações de engenharia e estruturais, como a construção de quadros de luz, as extensões de quadros, postes de luz, luminárias, janelas, amortecedores de carros, juntas das ferragens e escadas de barcos. Também têm alta condutividade elétrica e são bons condutores de calor e refletores, tornando-as ideais para aplicações de transferência de calor e escudo térmico. As indústrias que se beneficiam da sua utilização incluem a construção, produção industrial, de transporte, automotivo, aeroespacial, médico e automotivo.

As canaletas de alumínio são formadas durante o processo de extrusão, em que estoque de alumínio redondo chamado "tarugos" ou "registros" são pressionados por um carneiro através de uma matriz, que é um perfil oco que molda o alumínio em uma forma específica extrusada onde o boleto é espremido completamente. Podem ser feitas usando dois tipos diferentes de processo de extrusão: extrusão indireta e extrusão direta. Extrusão direta mantém a matriz imobilizada enquanto o carneiro forças da liga de alumínio através da abertura da matriz, enquanto a extrusão indireta mantém a matriz estacionada e os o carneiro oco se movimenta no tarugos parados, forçando para o metal fluir através da matriz. Além disso, os processos de extrusão incluem extrusão a quente, extrusão a frio e extrusão morna. Na extrusão a frio, os tarugos de alumínio são pressionados pela matriz em temperatura ambiente ou à temperatura próximo a ambiente. A extrusão morna, ou forjado, é feito em tarugos trabalhados a temperatura varia entre 426 e 982 graus C. As extrusões a quente são feitas no alumínio, que foi totalmente plastificado pelo calor e muitas vezes é realizado no vácuo para evitar a oxidação. Após uma canaleta de alumínio ser expulsa, é esticada por uma maca. Em uma nota adicional, elas são um produto ecologicamente correto porque são usadas através de transporte, muitas vezes economizam em emissões de carbono, porque o alumínio é um metal muito mais leve do que suas alternativas, como o aço.