São tiras de metal que foram transformadas em canaletas. Uma canaleta é um tubo retangular, embora os projetos possam ser abertas ou fechadas. A forma de uma canaleta aberta de metal se assemelha à forma da letra U, a não ser que seus ângulos sejam mais quadrados. Outras formas de canaleta aberta de metal podem assemelhar-se as letras J e C, a forma do canal de um metal é determinado pela forma como ele será usado.

As canaletas de metal são encontradas em vários setores. Empresas de infra-estrutura de TI utilizam esses acessórios para cobrir fios que seriam expostas ao contato com pessoas ou outros objetos em movimento. Podem ser usadas em carpintaria e construção civil, em construção industrial, comercial e residencial. Em muitos escritórios e residências, as de bronze ou alumínio perfurado são usadas para apoiar os sistemas de estantes modulares. Algumas variedades de ornamentos de porta, especialmente em ambientes industriais e institucionais, podem possuir canaletas. Elas podem ser usadas para direcionar a fiação elétrica, e podem ser amplamente utilizadas para apoiar os sinais nas estradas.

Podem ser fabricadas em várias formas, mas a formação por rolos é o método mais simples e produz a menor quantidade de resíduos. Prensagem é um processo de laminação, o que significa que o calor é aplicado ao metal, a fim de torná-lo mais flexível. Em vez disso, uma longa série de rolos usam a força para dobrar progressivamente um metal. Um rolo anterior começa a puxando o metal com o seu primeiro conjunto de cilindros. Os rolos são especialmente concebidos para encaixar firmemente em torno dos contornos do metal. Os rolos direcionam o metal para o próximo conjunto de rolos, que normalmente é posicionado a apenas alguns centímetros de distância. A configuração dos rolos seguinte é um pouco diferente do que o primeiro, o que provoca um pouco a mudança da forma do metal. Cada conjunto de rolos subseqüentes transmite a sua forma ao metal até atingir o último conjunto de rolos, momento em que o metal tomou sua forma final. Quando o metal emerge dos últimos rolos, pode ser cortado e esta pronto para ser entregue aos clientes. Alumínio, aço, zinco, cobre e muitos outros metais podem utilizar um processo de prensagem.