Um carro de transferência, também referido como um transportador de transferência, é um tipo de veículo guiado automaticamente que é utilizado para mover ou transferir materiais pesados de piso, montados através de faixas ou sistemas de laser orientadores em instalações de produção ou processamento.

Empresas relacionadas a carros de transferência

Lycos Equipamentos - Mesas Elevatórias

Rua Doutor Nilson Teobaldo Schaeffer, 6061 Pavilhão B - Caxias do Sul - RS - CEP: 95013-400
Telefone fixo: (54) 3028-7505 - Telefone fixo: (54) 3028-7575 - Celular: (54) 9143-2112
E-mail: comercial@lycosequipamentos.com.br
http://www.lycosequipamentos.com.br/

Rodas de Poliuretano

Rua Oscarito, 1200 - Mauá - SP - CEP: 09380-370
Telefone fixo: (11) 4549-2016
E-mail: thiago@rodamax.com.br
http://www.rodamax.com.br/

See Sistemas

Rua São Bernardino, 12 - São Paulo - SP - CEP: 05120-050
Telefone fixo: (11) 3623-6500
E-mail: vendas@seesistemas.com.br
http://www.seesistemas.com.br/

Berzan-Sticker Equipamentos para Movimentar e Armazenar

Rua Thales dos Santos Freire, 466 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09751-020
Telefone fixo: (11) 4337-1141
E-mail: claudio@berzan.com.br
http://www.berzan.com.br/

Eles são muitas vezes alimentados por uma bateria ou um motor elétrico através de uma cadeia ou um mecanismo de cabo. A sua utilização faz com que o transporte de objetos pesados sejam realizados rapidamente e de forma simples, pois as cargas que transportam são muito mais pesadas do que uma pessoa poderia administrar.

Tal como acontece com outros sistemas de veículos guiados automaticamente, eles estão se tornando cada vez mais populares no mundo inteiro em aplicações que exigem ações repetitivas sobre uma distância ou para o transporte de cargas extremamente pesadas. As aplicações típicas que se beneficiam de carros de transferência de carga inclui a transferência, manufatura enxuta, motores de aeronaves, bobinas de metal, movimentação de materiais, paletes de carga e descarga, equipamentos agrícolas e grandes equipamentos que necessitam de reboque. São utilizados em diversas indústrias em distintas atividades, como o processamento de metais, agricultura, automobilística, aeroespacial, construção civil e militar.

Os veículos guiados a laser oferecem recursos avançados de navegação e são capazes de navegar ao redor de objetos ao longo de uma trajetória programada e evitar colisões de forma independente, utilizando sensores de raio laser. A maioria dos modelos consiste em uma seção transportadora de carga, transferindo a mesma de piso ou pavimento plano montado em uma estrutura com rodas, ou movidos por um sistema de acionamento. Alguns têm um piso de rolos montados na seção no topo do quadro, a fim de interagir com os transportadores fixos. Os veículos de transferência que utilizam faixas podem ter sobrecarga ou faixas de piso montadas que diferem do peso da carga.

Particularmente no campo da manipulação de material a granel, esses veículos podem ser projetados, fabricados, e manufaturados para atender a qualquer tipo de operação, de acordo com a necessidade e o processo no qual será utilizado. Por exemplo, aqueles de aço acionado hidraulicamente ou robôs para manipulação de materiais podem ser utilizados para distribuir barras de aço entre as linhas de montagem durante a operação de uma usina siderúrgica, ou, em pátios de estocagem podem transportar empilhadeiras recuperadoras de uma seção para outra, este é apenas mais um exemplo da sua eficiência.

Existem três métodos principais de alimentação: o carro pode utilizar uma corrente para puxar-se ao longo do trajeto, pode ser acionado eletricamente ou o carro pode ser puxado para frente e para trás por um mecanismo de cabo. Os sistemas de movimentação incluem unidades de roda individual e redutores de engrenagens no eixo e geralmente são alimentados por uma corrente alternada (CA) ou uma bateria interna de corrente contínua (CC), um motor elétrico e potencialmente ainda por cilindros pneumáticos ou hidráulicos. Os fabricantes disponibilizam vários tipos de veículos, de acordo com a necessidade do usuário e o processo em questão.