As centrífugas para óleo são dispositivos projetados principalmente para a filtragem e separação de contaminantes em suspensão no óleo. Algumas podem ser utilizadas nos casos em que o óleo é o contaminante, porém mais frequentemente indústrias dependem destes dispositivos para purificar óleos industriais, comestíveis e hidráulicos, que pode proceder indesejáveis materiais sólidos, líquidos ou gasosos como resultado da extração ou tratamento continuado.

Empresas relacionadas a centrífugas para óleo

Omegaline Centrífugas e Equipamentos

Rua Coronel Lindolfo França, 320 Sala 05 - Araguari - MG - CEP: 38440-018
Telefone fixo: (34) 3242-4040
E-mail: [email protected]
http://www.centrixcentrifugas.com.br/

Esta clarificação é feita pela aplicação do princípio da sedimentação. As suspensões giram em acelerações tão altas quanto cinquenta mil rotações por minuto, a fim de gerar uma quantidade significativa de força. Este puxão de rotação faz com que partículas mais densas sejam separadas em uma direção radial com base na massa. Tanto os sólidos e o óleo recém purificado podem ser removidos. Seu uso proporciona muitos benefícios, tais como eficiência dos equipamentos e longevidade do produto, manutenção reduzida, uma operação mais suave e redução de resíduos perigosos. Embora outras técnicas tais como filtração e decantação podem conseguir resultados semelhantes, essas centrífugas melhoram a velocidade e a eficácia de purificação e lavagem de óleos. Setores industriais como metalurgia, perfuração para extração de petróleo, mineração, construção naval, geração de energia, transporte ferroviário, automotivo, tratamento de águas residuais, processamento de alimentos e bebidas, químicas, reciclagem, siderurgia em diversas etapas do processo e fabricação utilizam óleo para remover os contaminantes nocivos de produtos variáveis, tais como óleo de motor e petróleo.

Para acomodar necessidades variáveis de diversos setores como industriais, comerciais e até mesmo residenciais, elas podem ser suficientemente pequenas para caber em linha dentro de um motor de veículo ou grandes aparelhos industriais capazes de processar milhares de litros de óleo por hora. Apesar de tal variação, o design em geral e suas funções, são bastante semelhantes em todo o espectro industrial. Uma caixa feita de materiais duráveis, tais como alumínio ou aço, e seus envólucros, são todos os principais componentes da aparelhagem. O rotor cilíndrico através do interior da cavidade de formato similar oco é conectado a um eixo central fixo. Quando em funcionamento, o motor gera força ao longo do eixo perpendicular a esta, onde as partículas mais densas são separadas quando expostas ao giro extremos. Quando uma pasta ou suspensão é introduzida são puxados para fora e recolhem em um bolo ao longo da parede da carcaça, enquanto o óleo fica no centro. O óleo é retirado através de mangueiras, pois é muito mais fácil a retirada deste material, embora em alguns aplicativos o extrato seja manual, necessária uma vez que a rotação cessa. O dimensionamento adequado é essencial para que a limpeza do óleo seja ideal e satisfatória, dado que é uma consideração para as taxas de fluxo em uma determinada indústria. As centrífugas apropriadas para óleo, que estão instaladas corretamente podem reduzir o desgaste da máquina em mais de 50% e melhorar a vida útil do óleo em mais de 45% em uma aplicação típica.