As centrífugas por decantação utilizam a força centrífuga para acelerar a secagem ou espessamento de suspensões em muitas aplicações industriais e comerciais. Assim como outras, estas também podem ser utilizadas para separar líquidos de líquidos, sendo que são mais aplicáveis em situações que exigem a separação de líquidos de grandes quantidades de sólidos em suspensão.

Empresas relacionadas a centrífugas por decantação

Omegaline Centrífugas e Equipamentos

Rua Coronel Lindolfo França, 320 Sala 05 - Araguari - MG - CEP: 38440-018
Telefone fixo: (34) 3242-4040
E-mail: grisanti@grisanti.com.br
http://www.centrixcentrifugas.com.br/

Ramos alimentícios, industriais como tratamento de água, gás, petróleo e farmacêuticas geralmente utilizam aparelhos por decantação para a classificação de sólidos com base no princípio da sedimentação, bem como a clarificação de líquidos resultantes dos tratamentos e seu resíduo final. Outros usos industriais para a decantação de sólidos incluem a recuperação de materiais que permitem que muitas instalações de fabricação reutilizem materiais valiosos que poderiam ser eliminados com água residuária. Enquanto a gravidade só é usada às vezes, esses equipamentos são essenciais em aplicações onde a diferença de densidade de elementos dentro de uma mistura heterogênea é muita pequena ou as próprias partículas são muito pequenas. Considerando a gravidade normal, podem levar séculos para classificar estes materiais, e a força centrífuga gerada acelera o processo de produção, tornando os sólidos secos. A secagem é importante, a desidratação de materiais ajuda a fornecer substâncias brutas ou trabalhadas, que são mais leves do que suas contrapartes imersas, tornando mais fácil o manuseio e reduzindo os custos de transporte.

A operação por decantação pode ser descontínua ou contínua e não é totalmente diferente de outros tipos de centrifugas. Um cilindro de metal ou plástico fixado ao longo de um eixo central abriga os materiais ou soluções a serem classificados. Quando o motor acopla o eixo perpendicular a esta, cria um movimento de rotação capaz de criar forças gravitacionais de até vinte mil vezes a da gravidade normal. Isso faz com que as partículas maiores sejam segregadas, em primeiro lugar em uma direção radial que lhes permite avançar para o fundo do cilindro, enquanto os materiais mais leves se movem em direção ao topo. Em algumas versões, uma malha é usada para coletar os sólidos com líquidos passando para a área externa do cilindro antes de ser drenado. Em outros modelos, um parafuso helicoidal de extração encaminha sólidos para um lado e líquidos para o outro. Se a aceleração alcançada for bastante elevada, os sólidos podem mesmo tornar-se comprimidos para uma fácil remoção. Como modelos de aceleração ajustável e fixo são amplamente disponíveis, é importante considerar os parâmetros de uma aplicação específica antes de comprar. A capacidade também deve ser considerada no que se diz respeito ao uso pretendido bem como o design e materiais de construção de uma centrífuga por decantação, como esses materiais devem ser compatíveis com líquidos e sólidos em ambos os processos a serem classificados.