Cerâmica de alumina, ou óxido de alumínio, é uma opção extremamente durável e de baixo custo usada em muitas aplicações industriais e comerciais. A ligação iônica interatômica forte da alumina fornece ao elemento muitos atributos desejáveis. Extrema dureza, resistência à densidade, alta resistência ao desgaste, boa condutibilidade térmica, alta rigidez, resistência química e resistência à compressão são fatores que ocasionam a alta demanda no mercado industrial, mesmo em comparação com outros tipos.

Os óxidos de alumínio oferecem até vinte vezes a condutividade térmica que a maioria dos outros óxidos proporcionam. Esta qualidade, bem como os grãos abrasivos, tornam a cerâmica de alumina um elemento perfeita para aplicações tais como metalização, galvanização e operações de soldagem. Serviços de polimento de areia, jateamento e preparação de superfície são outras utilizações de alumina. É um dos mais comuns materiais de pré-acabamento de pisos de madeira devido às suas qualidades protetoras. Muitas indústrias, desde o setor automobilístico, medicina, indústria aeroespacial, entrem outras, utilizam as vantagens da durabilidade desse material para qualquer tipo de aplicação, tais como confecção de componentes do motor até mesmo membros protéticos. A força de alumina é demonstrada pelo seu uso frequente na produção de armaduras à prova de bala. Apesar de a cerâmica em geral, ser muitas vezes mais cara do que as opções de metal, a de alumina é um dos materiais mais eficazes disponíveis e ainda fornece a longevidade do produto, pois dura muito mais que os metais.

A alumina é produzida a partir de um pó granulado que pode ser utilizado desta forma pura, mas, na maioria das vezes, é misturada com outros estabilizadores que são escolhidos com base nos atributos favoráveis que possuem. A zircônia, por exemplo, é muitas vezes adicionada para aumentar a tenacidade à fratura. A alumina pura é branca, embora alguns componentes adicionais, tais como óxido de manganês, possa causar alterações de cor no produto final. Esta fórmula é, então, fabricada por meio de processos de prensagem, extrusão ou por molde de injeção, processos utilizados para formar o produto desejado. Apesar dos muitos benefícios, ese material é mais limitado do que o seu metal polímero. A alumina não pode ser queimada, esticada, termoformada ou forjada, já que estes processos podem causar fragilidade na alumina e deixá-la suscetível a quebras. Categorizadas por fase e grau, a escolha de um óxido de alumínio específico depende em grande parte de seu uso.