A cerca de proteção para máquina é um tipo de gabinete, que é composto por painéis que formam uma barreira física entre o operador da máquina e as zonas perigosas de uma máquina em funcionamento. É confeccionada com armações de aço e painéis de porta do tipo tela que são tipicamente construídos a partir de metal ou malha de arame.

Empresas relacionadas a cerca de proteção para máquina

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA CAD 2D e 3D

Rua Agenor Porto, 102 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21511-490
Telefone fixo: (21) 2473-2790 - Celular: (21) 9321-8100
E-mail: [email protected]
http://www.mecseg.com.br/

Automasafety Consultoria Indústria e Comércio de Equipamentos de Segurança Ltda

Avenida Presidente Kennedy, 287 - Gravataí - RS - CEP: 94045-160
Telefone fixo: (51) 3484-9360
E-mail: [email protected]
http://www.automasafety.com.br/

RTESEG Engenharia – Soluções em Elétrica e Segurança do Trab

Rua do Centro, 210 - Santo André - SP - CEP: 09230-590
Telefone fixo: (11) 2324-5241
E-mail: [email protected]
http://www.artesegengenharia.com.br/

Pode ser utilizada em várias aplicações, inclusive em células robotizadas, máquinas de prensa, aplicações de transporte, máquinas em operação com alta tensão, testes de laboratório, entre outras. Embora na maioria das vezes sejam produzidas por uma malha de arame, os painéis que compõem o quadro deste dispositivo de proteção também podem ser feitos de acrílico, policarbonato, alumínio e aço inoxidável. O seu uso oferece muitas vantagens, tais como ligações flexíveis, design limpo, projetos personalizados, eficácia, baixo custo e layout simplificado. Esteticamente, ela possui pelo menos três metros de altura, de modo que a escalada não seja tão simples. A opção pelo material utilizado, é normalmente pelo tom claro, em certa medida, de modo que as máquinas automatizadas sejam somente protegidas e não escondidas.

As cercas de proteção são personalizadas para os compradores que necessitam de dimensões específicas para atender suas necessidades. Diversos são os acessórios que estão normalmente presentes para a montagem para as máquinas, incluindo fechaduras e puxadores, diversos tipos de trava, interruptores de bloqueio de segurança, fitas de vedação e cobertura, almofadas de nivelamento, e os suportes de montagem no chão. Há muitas opções nestes acessórios, por exemplo, a porta pode ser uma corrediça, de dobradiça, entre outras, dependendo das preferências e de acordo com a necessidade que a instalação requer.

Algumas normas internacionais indicam diretrizes nas proteções para maquinários, que asseguram que as barreiras de segurança para máquinas perigosas sejam as melhores possíveis em qualidade, desta forma, definiu-se quatro grandes categorias de protetores de máquinas. A cerca de proteção recai sobre a seção de protetores ajustáveis, uma vez que é capaz de ser movida pelos trabalhadores. Os protetores de ajuste automático para máquinas são muito semelhantes aos ajustáveis, exceto que eles são automatizados e podem mover-se quando for necessário. O mais proeminente dos estilos de protetores de máquina, são utilizados em máquinas fixas, que são permanentemente ligados às máquinas que precisam ser protegidas, quando estes equipamentos estão em utilização, protegendo a integridade do usuário da máquina e dos trabalhadores em torno do equipamento.

Estes dispositivos podem vir em vários tamanhos, e são geralmente produzidos de plástico desde que os trabalhadores necessitem de visibilidade para fazer seu trabalho. Um outro estilo é com intertravamento, que é eletronicamente conectada à sua máquina, e irá desligá-la se a barreira for ultrapassada, evitando proximidade com a máquina em funcionamento, ou com alta tensão utilizada para o funcionamento do equipamento. Muitos sistemas de vigilância são invisíveis, como os monitores de frenagem, que podem ser colocados nesta categoria. Materiais como madeira, metal ou plástico podem ser utilizados para confecção, sendo que todos esses modelos são resistentes e práticos.