A chapa perfurada é sólida de metal e foi perfurada em certa forma. As formas mais comuns usadas em placas perfuradas incluem círculos, hexágonos e quadrados, embora outras formas decorativas também possam ser utilizadas para fins arquitetônicos. As placas perfuradas são utilizadas para aberturas, prateleiras, biombos, divisórias, luminárias, e usos ornamentais. As placas perfuradas são leves, econômicas, esteticamente atraentes e versáteis.

A palavra chapa é geralmente usada em referência aos planos de metal de espessura fina, embora não haja uma espessura mínima universal antes de ser designada como uma placa de metal. As palavras usadas para descrever produtos de metal são qualitativas e geralmente são significativas apenas em referência ao outro. Por exemplo, uma placa de metal perfurada parece mais provável para ser utilizada como um painel de piso ou de drenagem que abrange uma folha de metal perfurada. Esta é uma diferença que informa uma compreensão das palavras usadas para descrever produtos de metal diferentes. Por exemplo, o metal perfurado arquitetônico serve a propósitos de restrição de acesso, além de ter um papel como uma melhoria estética que deve ser capaz de manter uma aparência atraente e ao mesmo tempo impedir o acesso indesejado a espaços restritos. Tais produtos são utilizados na construção de armários e alguns tipos de portas. Elas são finas o suficiente e podem ser facilmente perfuradas com formas decorativas e espessas para resistir ao impacto ou outros tipos de traumas.

As placas podem ser feitas de diversos materiais. Elas são frequentemente a melhor escolha para aplicações em que a placa é susceptível a sofrer impactos ou rolamento de cargas pesadas. Já as de aço são frequentemente usadas como grades de piso ou como revestimento de parede. O alumínio é conhecido por sua leveza e resistência à corrosão. Não é tão forte como o aço, por isso não é usualmente empregado em aplicações muito exigentes. No entanto, devido à sua resistência à oxidação ele pode ser usado em lugares onde o aço não pode. Por exemplo, em assentos de metal perfurados, outdoors, e painéis decorativos são muitas vezes feitos de alumínio em vez de aço. O cobre, latão e muitos outros metais podem ser laminados, mas eles são menos comumente utilizados para tais fins por causa de seu preço elevado em comparação com outros metais como aço e alumínio. As de cobre e os produtos de metal tendem a ser muito mais finos e são usados em aplicações de baixa demanda.

Além do mais, ela pode ser feita de materiais compostos de aço carbono ou aço inoxidável, além de tantos outros materiais. Ela também está disponível em variedades resistentes à corrosão. De acordo com especialistas, a chapa perfurada tem uma capacidade de carga maior, mais previsível e mais precisa do que o metal expandido ou malha de arame.