Cilindros de aço inoxidável são construídos em aço inoxidável e podem ser utilizados nas mesmas aplicações que outros tipos, mas são especialmente adequados para ambientes agressivos em que eles serão rigorosamente limpos por razões higiênicas ou expostos às forças corrosivas. Os modelos de aço inoxidável são muitas vezes referidos como "descartáveis", como eles são irreparáveis e, portanto, mais barato do que os outros.

Inclusive, eles variam muito em termos de tamanhos e configurações. Eles podem ser simples ou duplos, podem ser equipados com varas ou sem hastes. A extensa variedade de configurações possíveis de um cilindro é uma resposta à variedade igualmente extensa de contextos em que são empregados. O aço inoxidável é usado em um cilindro como material de construção por causa de suas qualidades de resistência, durabilidade e resistência à oxidação. Estas qualidades o tornam ideal para uso em condições ao ar livre ou na presença de umidade, sendo que suportam alguns produtos químicos corrosivos e temperaturas extremamente variáveis. O aço inoxidável pode ser usado para fazer dispositivos para freios para caminhões, porque o aço inoxidável é menos vulnerável à ferrugem do que os outros materiais para a construção de artigos metálicos. E também, o aço inoxidável é geralmente bem adequado para aplicações pesadas por causa da sua composição.

Como todas as outras variedades, os modelos de inox podem ser configurados de várias maneiras. Um cilindro específico força o movimento de um pistão com ar comprimido. O ar comprimido entra no cilindro através de uma entrada. Todos têm pelo menos uma entrada. Quando o pistão é afastado, o ar comprimido é liberado. Em tipos de curso único, uma mola do outro lado do pistão força o mesmo a voltar para o lugar. Em cilindros que possuem dois tipos de cursos, outra entrada no lado oposto do pistão permite um fluxo separado de ar comprimido no cilindro, forçando o pistão para voltar à sua posição original.

Eles podem ser configurados em ambos os sentidos. Os rotativos, por exemplo, permitem o movimento de rotação em vez do movimento lateral. Já os sem haste, muitas vezes, fazem uso de cabos para transportar cargas, o que pode economizar espaço. A configuração de um cilindro de aço inoxidável depende inteiramente das demandas e de suas aplicações. Além do mais, o aço inoxidável é sempre feito usando cromo. A quantidade mínima de cromo usado para fazer o aço inoxidável é de 10,5%, sendo que é o cromo o responsável por tornar o aço inoxidável. Aliás, o cromo também melhora a resistência à corrosão, formando uma película protetora de óxido de cromo no aço. Esta camada muito fina, quando colocada sob as condições certas, pode também ter auto-reparação. Antes de escolher o melhor tipo de cilindro, o mais indicado é conferir com calma o tipo de aplicação.