Os cilindros elétricos, ou atuadores elétricos lineares, são dispositivos que produzem movimentos lineares por meio da conversão eletromecânica de energia elétrica em energia mecânica. Eles oferecem controle mais suave do movimento, bem como mais posicionamentos do que os atuadores hidráulicos ou pneumáticos.

Empresas relacionadas a cilindros elétricos

Nenhuma empresa encontrada!

Além disso, têm maior precisão, melhor eficiência de trabalho, instalação fácil e uma vida útil mais longa. Na verdade, uma pesquisa sobre os cilindros elétricos confirmou melhorias em parâmetros ambientais e resposta dinâmica que permitiram a esses dispositivos atender aos pedidos formalmente dominados por atuadores lineares pneumáticos e hidráulicos. Os atuadores lineares elétricos estão rapidamente substituindo os atuadores pneumáticos e hidráulicos, pois são de baixo custo reduzindo o consumo desnecessário de energia nas plantas, o controle melhorou bastante e sua flexibilidade é benéfica para tarefas de posicionamento, além de não oferecem riscos a saúde e ao meio ambiente, devido aos níveis elevados de ruído. Bem adequado para aplicações que exigem tolerâncias rígidas, as aplicações típicas incluem modelos automáticos deslizantes de uma TV em um armário, levantando e abaixando anexos, processos de automação industrial, equipamentos de testes elétricos e de tratamento de esgoto.

Os atuadores lineares elétricos utilizam válvulas dos tipos, globo, gaveta, diafragma, o ângulo e a pinça que caracterizam um parafuso ou haste deslizante que fecha ou abre a válvula. Existem três tipos principais de conjuntos de parafuso através do qual eles fornecem movimento linear, que inclui o motor do parafuso de esfera impulsionado, chumbo e parafusos de rosca. Os parafusos de esfera motorizados e as porcas esféricas são combinações com rolamentos de esferas que flutuam entre o parafuso e a porca em uma pista de recirculação quando o atuador está em movimento. Os conjuntos de rosca ACME são parafusos que têm correspondentes em ambos os tópicos, tanto a porca como o parafuso. O conjunto de rosca de chumbo é a forma mais simples de um parafuso de chumbo e uma porca de movimentação. Em cada conjunto, a carga é presa à extremidade do parafuso de ligação, ou terminais, e não é suportada. O parafuso pode ser alimentado tanto por um cinto, disco ou unidade voltada diretamente, além de serem travadas automaticamente As unidades para ligar o motor para o cilindro elétrico. Os motores típicos do cilindro elétrico incluem os deslizantes, escovados ou motor de corrente contínua (CC) sem escovas, ou servomotores. Os motores podem ser anexados ao lado da carcaça do cilindro elétrico ou em cima do cilindro guia que contém o conjunto de parafuso.