Os modelos de cilindros hidráulicos pequenos têm a mesma finalidade que os maiores e mais pesados, que é de converter a pressão hidráulica em vigor em movimento linear. Um cilindro hidráulico de tamanho pequeno possui um diâmetro menor, geralmente inferior a um centímetro de comprimento.

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A duração do curso é a distância que o pistão hidráulico chega em seu estado totalmente estendido, e em alguns deles, como no caso dos  telescópicos, o comprimento do curso de um pistão pode ser muito maior do que o tamanho do cilindro. Modelos pequenos, como os outros tipos, têm as mesmas partes principais: o corpo exterior do cilindro e o pistão hidráulico, além de uma haste de pistão, que é usada para forçar o pistão dentro do cilindro. Um cilindro hidráulico funciona por causa da pressão acumulada pelo fluido no interior do cilindro. Este fluido hidráulico é normalmente um tipo de óleo, ou em alguns cilindros, a água é usada. O pistão dentro do cilindro move este líquido, criando a energia cinética de pressão, que é então utilizada para criar a força linear. Devido ao tamanho compacto do interior do cilindro, não há mais espaço para várias partes móveis e, portanto, isso que ajuda a conservar o espaço dentro do cilindro.

O cilindro deve ser selado para conter esse acúmulo de pressão e para garantir que a pressão seja direcionada à área a que se destina sua produção. Além disso, o cilindro em si deve ser capaz de suportar a pressão e, portanto, é geralmente construído de um metal forte e resistente como o aço ou o alumínio. Apesar de manter todas as capacidades dos maiores, com a saída de menos energia e a amplitude de movimento, os modelos pequenos são normalmente utilizados em aplicações como a construção dos instrumentos militares ou de robótica, que exigem alta precisão. Outros usos incluem os mecanismos de condução em aparelhos domésticos, como máquinas de cortar capim, os aparelhos eléctricos em veículos de passeio e alguns resíduos de equipamentos. Os de pequeno porte são concebidos e construídos com via única ou dupla, agindo de acordo com a maneira em que os pistões se movem. O pistão é normalmente revestido com um material resistente à corrosão e ao desgaste, como o cromo, a fim de garantir a longevidade do poder de operação. No entanto, sistemas hidráulicos ainda precisa ser cuidados e mantidos, e o fluido hidráulico tem de ser substituído ou recondicionado, de tempos a tempos, elevando sua a capacidade de funcionamento a um nível ótimo.