Cilindros sem haste são modelos de ar, que utilizam um garfo radial em vez de uma haste longitudinal para conectar o êmbolo à carga. Eles têm um tambor de alumínio que é formado com uma ranhura longitudinal, permitindo a conexão do pistão para o transporte da estrutura.

Uma fita de aço inoxidável temperado sela o cilindro pneumático, enquanto uma fita de aço inoxidável no exterior do segundo fecha a abertura e evita a contaminação para o interior, um sistema de trilhos de deslizamento divide as duas faixas de zona livre de pressão entre os dois anéis do pistão, que permite o movimento da estrutura. São um dos muitos tipos estilos de carcaças disponíveis para cilindros de ar.

Algumas das principais vantagens é o fato de ser compacto e ser de fácil instalação, pois não é necessário deixar espaço para a extensão total da haste. Além disso, esses modelos têm a capacidade de transportar carga diretamente sem a necessidade de rolamentos e estruturas complementares. As variações estão na força igual para empurrar e puxar, possui força maior na saída do que os tipos com haste para o mesmo furo.

Essas peças são úteis em uma variedade de aplicações. Para aplicações de longo curso, são ideais porque eles são protegidos contra a dobra do pistão, emperramento e desgaste da vedação desigual. Os tipos sem haste podem também ser utilizados em diversos tipos de serviço, como para movimentação de materiais, levantamento, carregamento, transportes, alimentação, corte, equipamentos de pulverização e muitas outras aplicações.