O cobre de berílio é a liga mais forte de cobre, mais durável desde que contenha qualquer quantidade berílio a partir de 0,5 a 3%, um metal alcalino, que é usado principalmente como agente endurecedor em ligas. O metal puro, por si só é macio e maleável, mas com a adição de berílio, exibe boa resistência à corrosão e oxidação, bem como alta resistência, sem perder a formabilidade. É eletricamente muito condutivo, mas não vai produzir faísca e não é magnético.

Empresas relacionadas a cobre berílio

Império dos Metais Comercial Ltda.

Rua Tupã, 22 - São Paulo - SP - CEP: 03460-050
Telefone fixo: (11) 2036-9900
E-mail: vendas@imperiodosmetais.com.br
http://www.imperiodosmetais.com.br/

Shockmetais

Rua Fausto, 48 - São Paulo - SP - CEP: 04285-080
Telefone fixo: (11) 2065-1611
E-mail: shock@shockmetais.com.br
http://www.shockmetais.com.br/

Enquanto o cobre-berílio é caro e mais fraco do que as alternativas como o aço, sua propriedade não produzindo faísca aumenta seu valor. Pode ser usado com segurança em ambientes perigosos, como plataformas petrolíferas ou em qualquer lugar que contenham gases inflamáveis ou explosivos e vapor. Ferramentas como chaves de fenda, alicates, chaves, martelos e cinzéis são feitos de cobre berílio para que possam ser utilizados em ambientes explosivos. Dependendo da quantidade de berílio na liga, BeCu é dividido em duas categorias de alta resistência e alta condutividade. A alta resistência de BeCu se deve as maiores quantidades de berílio e é utilizada para fabricar instrumentos musicais, balas e de componentes aeroespaciais. Condutora BeCu, com quantidades menores de berílio, é usado para fazer conectores elétricos, equipamentos elétricos, rolamentos de controle, dispositivo de sensor magnético de casas e moldes de injeção plástica. Como eles são condutores, moldes de BeCu tem uma alta velocidade de produção. Uma vez que eles são tão facilmente modeláveis, eles podem realizar projetos complexos, com detalhes finos. Outros produtos incluem o fio de pequenas molas, células de carga e peças da bateria.

Em comparação com outras ligas em forças semelhantes e durabilidade, essa liga metálica é facilmente modelável. Podem ser soldados, moldados, cortados, forjados, trefilados, laminados e extrusados em diversos formatos, pois BeCu é como uma liga de metal fundido. Muitas vezes, é moldado em tarugos de pré-formas ou como vergalhões, barras, tubos, chapas e blocos de grandes dimensões. Durante a fabricação e usinagem, pode ser muito tóxico para os trabalhadores. Na forma sólida, berílio não representa uma ameaça e é seguro para a manipulação. Quando o metal está sendo trabalhado, porém, o pó liberado no ar, se inalado, é muito tóxico e pode causar graves lesões nos pulmões. Para evitar lesões, os trabalhadores devem sempre usar máscaras para não respirar a poeira. A fim de reforçar e melhorar a força da liga, durabilidade e condutividade elétrica, é comumente tratado termicamente após a fabricação. O endurecimento e endurecimento por precipitação, bem como a têmpera são todos tratamentos térmicos eficazes.