Os compressores de ar elétricos são máquinas que usam energia elétrica para pressurizar o ar antes de liberá-lo em uma forma de alta energia. A energia mecânica do motor é convertida em energia pneumática por meio do armazenamento e compressão de ar. São normalmente produzidos em aço inoxidável, alumínio ou ferro fundido.

Eles contêm um motor, tanques de ar e válvulas e tubos diversos. Os modelos portáteis industriais também são confeccionados de plástico para mantê-los mais leves. Como funcionam com base na eletricidade, ar vêm com um cabo de alimentação, bem como um indicador para a leitura da pressão, uma mangueira de ar e as conexões apropriadas e acessórios. Alguns possuem função contínua, o que significa que podem funcionar por longos períodos de tempo sem parar, porque eles nunca chegam a temperaturas extremas. Os tipos industriais são amplamente utilizados em toda uma gama de indústrias e para diversos propósitos. Uma das aplicações mais conhecidas para eles envolve a aplicação de ferramentas pneumáticas, tais como pistolas de pregos, agrafadores e pistolas. Ferramentas alimentadas por ar comprimido são mais leves do que as alternativas com fio ou bateria. Os cilindros de gás e reservatórios de ar são preenchidos por compressores, assim como os pneus infláveis e outros objetos. Os de ar de alta potência são utilizados para a purificação do ar e sistemas de controle de temperatura, bem como em conjunto com mangueiras de ar limpo em processos industriais.

Os modelos elétricos de ar são capazes de criar pressão, devido às propriedades do ar. Quando as moléculas de ar são condensadas e forçadas a se dividir em uma pequena área, elas se movem mais rapidamente e a pressão aumenta. Uma válvula aberta alivia certa pressão do ar e as tentativas para expandir o seu volume original. O ar pode ser comprimido em até 1 / 8 do seu volume original. Existem dois tipos principais: de deslocamento positivo e dinâmico. Os de deslocamento positivo funcionam da seguinte maneira: com enchimento e esvaziamento de uma câmara, sendo que um alternativo usa um pistão em um cilindro de atrair e comprimir o ar. Os dinâmicos usam um rotor para acelerar e desacelerar o ar, um centrífugo utiliza um rotor de fiação para fazer isso. A qualidade e segurança são reguladas pelo Inmetro, Instituto de Normalização e Metrologia, no Brasil. Alguns países só permitem a aquisição e locação de equipamentos aprovados pelos seus órgãos de normalização. Os compressores de ar muitas vezes também têm um cinto e um sistema de filtragem, especialmente se eles usam o óleo para lubrificação.