Um comutador rotativo é um interruptor elétrico que é operado pela rotação de um botão de controle nos sentidos horário ou anti-horário. Eles podem ser funcionamento manual ou automático. Os interruptores rotativos fornecem uma solução econômica e duradoura para o setor de eletrônica, de energia e em muitas outras aplicações industriais.

Empresas relacionadas a comutador rotativo

Assistência Técnica Especializada em Maquinas de envase.

Rua Wadia Jafet Assad, 171 CJ 03 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09850-090
Telefone fixo: (11) 4512-1749
E-mail: eng@valpack.ind.br
http://www.valpack.ind.br/

Maxtronick - Manutenção Eletrônica Industrial

Praça Marcelino Machado, 96 102 - São Paulo - SP - CEP: 02134-030
Telefone fixo: (11) 2984-1949
E-mail: marketing@maxtronick.com.br
http://www.maxtronick.com.br/

Os interruptores rotativos são comumente usados em automóveis como interruptores de ignição, como seletores de canais de rádios e em aparelhos mais antigos da televisão e em equipamentos de medição elétrica. Os interruptores rotativos são utilizados em ventiladores agrícolas e industriais, aquecedores portáteis, ventiladores e secadores. Eles também são usados para controlar sistemas de ventilação em edifícios comerciais. Os interruptores rotativos têm uma série de contatos dispostos em um círculo completo ou parcial em torno do rotor, ligando o interruptor a diferentes circuitos elétricos.

Há muitos tipos diferentes rotativos e eles podem ser encontrados em muitos contextos. Uma das mais conhecidas variedades de interruptores rotativos são interruptores redutores de luz. Esta variedade de interruptor elétrico está entre os mais simples e mais acessível. Os interruptores redutores de luz podem ser encontrados em casas e todos os tipos de locais de negócios. Eles são usados em escritórios, instalações industriais, teatros, sets de filmagem e em muitas outras aplicações. Além de sua utilização generalizada como interruptores redutores, são amplamente utilizados em muitos outros contextos. Eles podem ser uma aposta em instrumentos musicais e mesas de mixagem de som como interruptores de ajuste do volume. Eles também podem ser usados para a mesma finalidade em equipamentos de áudio pessoais em sistemas de som doméstico e em equipamentos de áudio automotivo. Os interruptores rotativos são frequentemente encontrados em painéis de interruptores em aviões, em rádios de multi-frequência, televisões e muitas outras utilidades eletrônicas. Os interruptores rotativos também podem ser projetados com inibidores de acesso. Por exemplo, um comutador de ignição do veículo só pode ser acessado por uma chave especialmente concebida. Projetos similares são empregados em disjuntores em grandes edifícios e em muitos tipos de equipamentos pesados.

O interruptor rotativo consiste de um eixo, o "rotor", que tem um braço de contato, o "raio", os projetos de sua superfície. Interruptores rotativos têm uma série de contatos dispostos em um círculo completo ou parcial em torno do rotor, conectam o interruptor a qualquer número de diferentes circuitos elétricos. Interruptores rotativos são muito mais avançados e complexos do que as variedades mais simples de interruptor como interruptores de alavanca. Enquanto interruptores de alavanca são normalmente de pólo único, dispositivos de único deslocamento (SPST), comutadores rotativos são capazes de controlar circuitos complexos, que muitas vezes podem ser integrados com software de resposta. Isso é muitas vezes verdadeiro em sistemas estéreo de carro que apresentam níveis de volume máximo, apesar da rotação contínua do interruptor rotativo ligado. Enquanto alguns interruptores rotativos podem ser usados para controle de equipamentos muito complexos, outros podem ser usados para controlar circuitos relativamente simples. Em um fogão elétrico, por exemplo, interruptores rotativos simplesmente podem permitir ou restringir o fluxo de eletricidade às bocas de aquecimento do fogão. Em resumo, são uma ferramenta de controle eficaz e eficiente dos circuitos.