Os conectores Amp foram inicialmente projetados para serem utilizados em equipamentos de teste e medição onde a confiabilidade da execução é essencial, desde a operação para iniciar um determinado teste como para desligar, considerando todos os ciclos.

Eles foram desenhados por “Amphenol Corporation”, um grande produtor de componentes eletrônicos, cabos de fibra óptica, sistemas de cabeamento e de interconexão, normalmente fabricados para a instrumentação de banda larga, equipamentos de comunicação militar, aeroespacial e de comunicação sem fio, como telefones celulares e equipamentos para comunicação de dados, também são muito utilizados bem como em indústrias do ramo ferroviário, automotivo e de outras aplicações em transportes. Eles são incorporados em broadcast, rede de roteamento e comutação, vídeo digital, TV a cabo para os cabos coaxiais, entre muitos outros. O conector de ampere foi projetado para melhorar o desempenho elétrico e mecânico de forma simples e confiável e estabelecer uma ligação entre dois pontos de forma que não haja perda de sinal e consequentemente redução da qualidade. Os modelos Amp são ferramentas importantes em todos os tipos de contextos, seja ele utilizado na indústria ou no comércio, bem como nos mercados de produtos de consumo que dependem destes componentes para diversas finalidades.

Os Amp variam em intensidade, ou força, o que determina a sua aplicação. Os modelos podem ser aplicados em instalações de corrente alternada ou de corrente contínua, sendo usados em um conjunto de painéis solares e conexões subterrâneas, entre outros. Os diferentes tipos, basicamente, estabelecem uma ligação indissociável entre dois pontos. Essa conexão permite que um sinal eletrônico possa passar entre os pontos com muito pouca distorção ou perda. Os conectores Amp são aproveitados em uma variedade de aplicações eletrônicas.

Como outros modelos, são divididos em duas partes, envolvem um macho e uma fêmea que, quando juntos, formam uma conexão elétrica. Esta conexão permite que um sinal eletrônico seja capaz de passar entre os pontos com muito uma redução mínima de sinal. Estes são significativamente mais compactos e robustos em comparação com os normais, como por exemplo de um cabo padrão e são capazes de permitir quatro vezes mais interconexões, do que seus similares. Seu design único minimiza a distorção e a corrosão, principalmente quando se trata das partes do conector, tanto o macho quanto a fêmea, ou seja, as superfícies de contato.

Quanto a sua disponibilidade, os tipo Amp são encontrados em diversos tamanhos e configurações de pinos, dependendo da finalidade da máquina e a força da corrente elétrica. Alguns dos diferentes tipos incluem: o MIL-DTL-5015, que é um conector circular, o MIL-DTL-26482, que é um conector de baioneta circular; o RJ21, que é usado para combinar cabeamento de telecomunicações; e o conector UHF, que é um tipo de conector RF coaxial que consiste de múltiplos fios entrelaçados.