Conectores de energia são encontrados nas extremidades dos cabos de alimentação e em tomadas de parede. Aqueles de alimentação DC, utilizados para conectar dispositivos como fontes de energia da bateria, não são tão comuns como os AC.

Empresas relacionadas a conectores de energia

Maxtronick - Manutenção Eletrônica Industrial

Praça Marcelino Machado, 96 102 - São Paulo - SP - CEP: 02134-030
Telefone fixo: (11) 2984-1949
E-mail: marketing@maxtronick.com.br
http://www.maxtronick.com.br/

Cia do Software ( MD9 Distribuidora de Informática Ltda)

Rua Ártico, 261 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09726-300
Telefone fixo: (11) 4122-6855
E-mail: suporte@ciadosoftware.com.br
http://www.ciadosoftware.com.br/

Esses componentes têm conexões macho e fêmea. O conector elétrico macho se encaixa no conector elétrico fêmea. Os machos são encontrados no final de plugues de alimentação, pois eles têm dois ou três pinos que se encaixam nas ranhuras do soquete, que é o conector fêmea.

Um conector de energia é um equipamento usado com muitos tipos diferentes de produtos eletrônicos permitindo que uma corrente elétrica significativa passe para ele. Isto não é normalmente usado como um meio pelo qual um sinal possa ser enviado, como um fluxo de dados de um dispositivo para outro, mas ao contrário, permite alcançar um dispositivo. O conector de energia para alguns dispositivos é bastante simples, e muitas vezes é concebido como um caminho para um componente eletrônico em uma tomada de parede ou outra fonte de energia. Há também uma série usada entre os dispositivos, incluindo aqueles que permitem que uma única fonte de alimentação de um computador possa se conectar a vários componentes.

Há uma variedade de itens que podem ser usados como conectores de energia, embora sejam tipicamente conectados ao dispositivo e a uma fonte de energia. Isso é muitas vezes concebido como parte de um produto comercial, como uma lâmpada ou televisão, que tem um cabo de alimentação permanentemente instalado durante a construção. Existem também alguns dispositivos que têm plugues removíveis, como um monitor de computador que pode ser desvinculado do seu conector de alimentação.

No mercado há também um conector de sinal que pode ser usado para passar algum tipo de sinal, que também pode assumir a forma de um sinal de corrente elétrica ou digital. Cabos utilizados para ligar vídeo usam também dispositivos de áudio. Existem alguns tipos de cabos que podem funcionar tanto como um sinal, quanto um conector de alimentação. Um cabo USB, por exemplo, pode ser usado para permitir transferências de dados entre dispositivos, mas também pode passar uma corrente suficiente por ele para carregar um dispositivo, tais como telefones celulares, tablets, e mais. Muitos tipos, no entanto, são simplesmente concebidos para permitir que seja uma fonte de energia em um dispositivo de energia necessária para que ela funcione. Isto pode incluir um plugue usado com uma tomada de parede, bem como conexões entre um dispositivo elétrico e uma bateria externa ou gerador. Torres de computador, por exemplo, têm muitas vezes uma fonte de alimentação que se conecta a uma tomada de parede ou outra fonte similar, e, em seguida, distribui essa carga para vários dispositivos internos dentro da torre. Diferentes tipos são usados dentro de um computador para ligar esta fonte de alimentação para um disco rígido, unidades de mídia, e placa-mãe. E para terminar, esses componentes usam a transmissão entre as fontes e os dispositivos que dependem exclusivamente de energia para funcionar.