Alguns tipos comuns de conectores de pinos elétricos incluem multi-pinos, DIN e fase de pino (também conhecido como fase de pinos ou aterrados em estágio terra), que são amplamente utilizados na indústria do entretenimento para aplicações de iluminação de palco.

Além da indústria do entretenimento, há um amplo espectro de aplicações e indústrias que utilizam dispositivos de pinos, incluindo: eletrônica, para uso em dispositivos elétricos tais como baterias, alto-falantes, antena e contatos vibradores; automotiva, a fim de fornecer energia para sistemas de som em veículos como carros, vans, caminhões e veículos utilitários desportivos (SUVs), de fabricação industrial, em que são utilizados a fim de resistir a condições ambientais adversas, e telecomunicações, para uso em equipamentos de comunicação de dados (DCE).

Podem ser configurados com o padrão de dois pinos, ou podem ser configurados com muitos pinos, mesmo atingindo 7-8 pinos. Com pinos identificados como sendo o aspecto macho de conectores eletrônicos, muitos também são configurados como de pino e soquete, com o soquete sendo o aspecto fêmea.. Um tipo específico de pino que é um componente essencial de pinos eletrônicos é referido como um pino guia. Um pino de guia fornece funções de alinhamento durante o processo de conexão de acoplamento. Pinos de guia são tão importantes para pinos, pois eles são capazes de evitar danos de contato, devido à falta de acoplamento. Além disso, modelos com apenas dois pinos estão se tornando menos utilizados do que aqueles com múltiplos pinos, especialmente em aplicações industriais em que os números, como quatro ou cinco pinos são mais frequentemente utilizados em seu lugar. Além das diferentes configurações do número de pinos, também existem várias formas possíveis de pino. Duas formas proeminentes de pinos são pinos lisos (a forma mais comum de pino) e pinos redondos (que são consideravelmente menos comuns). Pinos lisos também são às vezes referidos como lâminas, e são muito mais fáceis de serem usados em pinos múltiplos, uma vez que ocupam menos espaço do que pinos redondos, que apresentam um diâmetro maior do pino.