Os conectores rápidos são dispositivos utilizados para unir dois ou mais tubos, mangueiras ou tubos em conjunto para evitar fugas ou queda da pressão. Este é um termo geral que se refere principalmente aos engates rápidos e conexões rápidas, mas ainda tem um vasto leque de interpretações.

Muitas indústrias de ramos diferentes usam termos variados a fim de identificar os conectores, acoplamentos e conexões; por isso há muitas semelhanças entre todos esses dispositivos. Na definição mais simples, os modelos rápidos podem ser definidos como dispositivos não-mecânicos que unem-se a tubos e mangueiras com facilidade, proporcionando conexão entre essas peçcas. Eles também podem ser retirados rapidamente e são também chamados de engates rápidos. Estas peças podem ser montadas e instaladas sem o uso de ferramentas, sendo produzidas em aço inoxidável, latão, alumínio, titânio ou plástico. Alguns são encaixados enquanto outros são segmentados e precisam ser rosqueados. Devido ao amplo uso dos engates rápidos, conexões e fixadores, os tipos são encontrados em uma ampla variedade de aplicações e indústrias, porque eles componentes rápidos, fáceis e úteis.

Os de contato são usados na transferência de combustível automotivo, em sistemas químicos e em processos mais rápidos, enquanto outros tipos de acessórios para contato são úteis em sistemas de canalização, na agricultura ena manufatura, entre outros exemplos. Os fixadores de ligação rápida são aproveitados em serviços de reparos, por exemplo. Os modelos podem ter design e função muito simples, ou design e função bastante complexos. Eles são usados para reforçar estruturas danificadas em ambientes onde muito trabalho precisa ser realizado em tempo mínimo. Os prendedores de contato rápido têm instalação simples, ficando bem presos e só podem ser removidos após a desconexão das porcas convencionais, porcas e parafusos.Os modelos de acopladores de contato são dispositivos mecânicos que usam vedações e válvulas para permitir a conexão fácil e imediata ou a retirada de ar em linhas fluidas.