A eletricidade estática pode ocorrer de uma maneira surpreendentemente simples, em quantidade suficiente para que se torne prejudicial a qualquer tipo de equipamento, por isto se faz necessário um controle de eletricidade estática. Quando dois objetos atritam-se uns contra os outros, isto pode ser traduzido na criação de uma carga eletrostática.

Empresas relacionadas a controle de eletricidade estática

Componentes Eletrônicos oferecer a partir de Crown Will

Avenida Ipiranga, s/n - São Paulo - SP - CEP: 01039-000
Telefone fixo: (86) 8447-8006
E-mail: [email protected]
http://www.crownwill.com/

Assistência Técnica Especializada em Maquinas de envase.

Rua Wadia Jafet Assad, 171 CJ 03 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09850-090
Telefone fixo: (11) 4512-1749
E-mail: [email protected]
http://www.valpack.ind.br/

Um objeto condutor que não é aterrado na proximidade de outro objeto eletricamente carregado também pode produzir uma descarga eletrostática. Sem proteção contra descargas eletrostáticas, vários problemas em equipamentos podem ocorrer, incluindo a poeira que se apega aos produtos, produtos agrupados a outros objetos, materiais com umidade, problemas de alimentação e faíscas perigosas.

A eletricidade estática pode também prejudicar o desempenho ou reduzir a vida útil de um produto. Como resultado, um controle eficaz é um passo necessário para garantir que os produtos e equipamentos continuem funcionando corretamente. Produtos especialmente desenvolvidos para essa finalidade são capazes de proteger contra muitos problemas associados com a eletricidade estática.

Os produtos reduzem o tempo ocioso de produção, ajuda na prevenção dos custos de manutenção associados à falhas em máquinas e aumentam a eficácia do produto e os lucros da empresa.

As soluções de controle de eletricidade estática podem ser obtidas através do uso de blocos de energia elétrica e barras elétricas. Outros tipos de produtos industriais incluem enfeites, escovas, facas de ar, chapas e produtos de limpeza, produtos químicos, malha de cobre e muitos mais. Produtos específicos, também conhecidos como produtos contra descargas eletrostáticas ou eliminadores de eletricidade estática, são normalmente projetados com determinados aplicativos. Contadores estáticos são dispositivos que medem os níveis de descargas eletrostáticas em uma sala ou em torno de objetos específicos ou superfícies, servindo como um primeiro passo na prevenção e proteção destes tipos de descargas elétricas. Equipamentos como pulseiras e tapetes antiestáticos possuem tanto a função de conduzir e eliminar a eletricidade estática em um ambiente, quando o mesmo está aterrado ou conectado a um ponto de aterramento, esses dois objetos são comumente utilizados em conjunto.

Alguns produtos são utilizados para manter os trabalhadores sem contato algum com a eletricidade estática, como roupas especiais e luvas antiestáticas. Os ionizadores são utilizados para manter ar contido em uma área, livre de descarga eletrostática através de fluxos constantes de íons, que neutralizam as descargas no ar, bem como são capazes de manter a área limpa de poeira. Todos estes produtos de controle de estática podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, dependendo de quão sensível é o equipamento que está sendo protegido, ou do nível de segurança que o ambiente requer, tanto para os equipamentos instalados, quanto para as pessoas que ali estão trabalhando e manuseando componentes eletrônicos ou ferramentas.