Os conversores de corrente AC para DC também são conhecidos como adaptadores de tensão, adaptadores AC / DC de alimentação, adaptadores de tensão universal ou adaptadores simples.

Ideal como um transceptor, carregador de telefone celular, carregador em automóvel, de equipamentos móveis, ou equipamento portátil, tem muitos usos, convertendo a energia de corrente alternada em corrente direta. Um conversor CC para CA torna possível obter energia de qualquer lugar e a qualquer hora. Também pode ser usado para transformar um carregador tradicional para um carregador de energia ou como um adaptador entre fontes de energia.

O inversor de potência é um dispositivo usado para converter CA para CC. Esses tipos de dispositivos são comumente usados para converter energia de uma bateria de carro para permitir que dispositivos eletrônicos possam ser alimentados. Em geral, existem dois tipos de energia: alternada e contínua.

A alternada tem fluxos entre os pólos negativos e positivos, e a direta flui do positivo para o pólo negativo sem quebrar. A corrente contínua é natural e é recriada em baterias. Já a corrente alternada é gerada artificialmente e é usada no sistema de utilidade pública.

Um inversor de potência CA / CC é usado para permitir a potência CA a trabalhar a partir de uma fonte de energia CC. Um exemplo comum disso é uma bateria de carro. A bateria opera em uma corrente contínua, mas as pessoas querem ligar dispositivos como players de música, aquecedores de assentos e até rádios por satélite, os quais operam em corrente alternada.

Basicamente, esse dispositivo foi inventado para atender a essa necessidade específica. Esta conversão deve ser contida dentro de um recipiente especialmente construído para garantir que a inversão não tenha impacto em outros dispositivos ou sistemas.

Há dois componentes-chave, sendo eles: onda e saída de potência. A onda é uma descrição de como os sinais elétricos flutuam em um osciloscópio. Ondas senoidais ou ondas senoidais aparecem como verdadeiras ondas em uma tela, e ondas quadradas aparecem como quadrados. Um inversor de energia modifica a onda senoidal oferecendo um trabalho muito melhor do que um inversor de onda quadrada. Os novos modelos agora podem trabalhar com um quadrado modificado ou ondas senoidais para criar o interruptor de alimentação necessário. Em termos práticos, a diferença entre os dois tipos de ondas são muito pequenas e seu impacto em equipamentos de ponta é muito elevado, com exigências muito específicas, respeitando o tipo de aplicação.

A potência é fundamental para determinar quantos dispositivos podem ser usados simultaneamente, sem risco de sobrecarga do próprio inversor de potência. Antes de qualquer coisa, verifique o valor watts listado na embalagem do produto antes de fazer sua seleção. A diferença de preço para mais watts é menor, e é compensado pelos seus benefícios. Além do mais, esses dispositivos oferecem o mais alto nível de proteção para os equipamentos elétricos. Eles são fontes de alimentação que convertem a entrada CA, a partir de uma fonte, como uma tomada, em CC, na tensão adequada. Por fim, o CC é então convertido novamente para CA, a fim de alimentar cargas críticas de energia de uma fonte para outra.