Alguns dos maiores consumidores de cordas estão nas operações marítimas; todos os barcos, quando são amarrados ou conectados a uma doca, eles devem ser presos de alguma forma. Embora os avanços recentes nas tecnologias de fixação, assim como outros sem linha de amarras, os avanços deslocaram as linhas de ancoragem em certa medida, onde as cordas e os cabos ainda são amplamente usados para proteger embarcações de todos os portes em docas e no próprio cais.

Empresas relacionadas a corda de polipropileno

Celpan Indústria e Comércio de Plásticos Ltda

Avenida Guilherme Cotching, 1171 - São Paulo - SP - CEP: 02113-013
Telefone fixo: (11) 2967-7040
E-mail: [email protected]
http://www.poliuretanoexpandido.com.br/

Casa das Cordas Ltda.

Rua Paula Sousa, 161 - São Paulo - SP - CEP: 01027-001
Telefone fixo: (11) 3322-9555
E-mail: [email protected]
http://www.casadascordas.com.br/

Plasmódia Cabos e Cordas

Avenida Chiyo Yamamoto, 267 - Guarulhos - SP - CEP: 07176-040
Telefone fixo: (11) 2088-9922
E-mail: [email protected]
http://www.plasmodia.com.br/

Uma grande variedade de composições recebem configurações apropriadas para proteger embarcações, mas o polipropileno é o único material entre todos os materiais em que consegue flutuar na água. Isto o torna extremamente útil na fixação de pequenas embarcações, embarcações de lazer e em particular, às docas e cais. Dito isto, as polipropileno são raramente usadas para amarração de embarcações, além de ter um certo tamanho reduzido por causa de sua baixa força em comparação com outras composições. O nylon, por exemplo, é mais utilizado para a atracação de navios de grande porte por causa de suas excelentes qualidades de força e resistência ao estresse.

O polipropileno pode flutuar como resultado de seu peso muito leve. Ela está disponível em fibra de monofilamento, que é de superfície lisa, ou de fibras de multifilamentos, que tem uma aparência um pouco aveludada. É também a mais popular para todos os fins, seja para o consumidor de médio porte, porque é muito barata. Enquanto a de polipropileno é imputrescível e não é afetada pela água, óleo, gasolina, e mais produtos químicos, ela é altamente suscetível à degradação UV induzida. Esse tipo também apresenta resistência ao calor, seu ponto de fusão é a 100 ° Celsius, o menor de todos os materiais sintéticos.

Não é tão forte como nylon ou poliéster, mas ainda é duas a três vezes mais forte do que a de manila. Como todas as variedades, a de polipropileno está disponível em duas configurações principais: trançada e torcida. As duas configurações principais é saber se ela é trançada e torcida. Enquanto as torcidas não são incomuns, as entrelaçadas estão ganhando popularidade devido a sua resistência. O número de segmentos é frequentemente relacionado diretamente à firmeza e resistência à tração, que deve ser analisada com cuidado em relação ao seu uso pretendido. Comumente, o número de fios é também uma maneira de determinar o grau de um determinado produto.

Esta configuração é suficiente mesmo para aplicações exigentes, pois estão disponíveis em composições naturais e sintéticas. Kevlar está entre as mais fortes de todas as variedades de fibras, tornando-se muito popular para aplicações exigentes.