Os elásticos podem ser fixados em ganchos, anéis e outros equipamentos personalizados, dependendo do seu uso pretendido. As cordas elásticas são utilizadas em uma variedade de aplicações industriais e comerciais. Mais comumente, estes cabos são usados como alternativa para o transporte de cargas e para fins de suspensão.

Empresas relacionadas a cordas elásticas

Casa das Cordas Ltda.

Rua Paula Sousa, 161 - São Paulo - SP - CEP: 01027-001
Telefone fixo: (11) 3322-9555
E-mail: vendas@casadascordas.com.br
http://www.casadascordas.com.br/

Cabos elásticos são fabricados para acomodar múltiplos usos, embora a utilização repetida possa fazer com que a mesma perca sua elasticidade após o tempo. Este processo é acelerado se o cabo for utilizado na presença de temperaturas extremas ou materiais corrosivos, mas também dependem da composição do material do núcleo elastomérico. Alguns elastômeros apresentam melhores qualidades de elasticidade ao longo do tempo do que outros.

Cabos de choque elástico podem esticar até 125% do seu comprimento original sob pressão total, apesar de que as capacidades de carga podem variar dependendo da utilização prevista para o cabo. Além de seu núcleo de borracha, estão disponíveis com uma variedade de revestimentos que são projetados para proteger o núcleo e acomodar alongamento. Os modelos de nylon, polipropileno e poliéster são comumente usados para proteger o material e garantir maior segurança. Revestimentos de polipropileno resistem ao envelhecimento, a deterioração da exposição UV, exposição a ácidos, mofo e umidade. Revestimento de nylon e poliéster são também resistentes a oídio, envelhecimento, exposição à umidade, embora sejam mais facilmente danificadas pela exposição UV prolongada. O algodão é usado às vezes em combinação com outras fibras sintéticas, e o resultado pode ser um revestimento resistente à abrasão. No entanto, as de algodão estão entre as que menos possuem variedades e muito raramente são usadas em aplicações exigentes. No geral, os revestimentos de polipropileno oferecem a melhor durabilidade e uma vida útil mais longa, o que o torna um material atraente para os fabricantes de corda elástica.