As corrediças de gaveta são um tipo específico de guias lineares usados para mover gavetas para facilitar o acesso. Capazes de compactação e extensão, permitem o abrir e fechar com facilidade. Normalmente montadas debaixo da gaveta ou em seus lados, também podem ser usadas para garantir que a gaveta não possa ser acidentalmente removida do seu local.

Empresas relacionadas a corrediças da gaveta

Ferragens Colar

Rua do Gasômetro, 170 - São Paulo - SP - CEP: 03004-000
Telefone fixo: (11) 3229-5069
E-mail: vendas@ferragenscolar.com.br
http://www.ferragens.net/

Metalnox Ferragens Ltda.

Rua José Theodoro Ribeiro, 3571 - Jaraguá do Sul - SC - CEP: 89258-001
0800: 0800 7034959
E-mail: puxadores@metalnox.com.br
http://www.metalnoxferragens.com.br/

Enquanto a indústria de móveis é o usuário mais forte deste tipo de guia linear, as indústrias utilizam este tipo de componente em diversas aplicações, como produção industrial, para aplicações de armazenamento, indústrias de combate a incêndio e salvamento, de equipamentos e ferramentas de montagem e armazenamento de aplicativos e edifícios comerciais e residenciais, para armazenamento de eletrodomésticos e aplicações de prateleiras. Devido à grande variedade das suas aplicações, podem ser feitas de diversos materiais. O tipo de material mais utilizado pelo fabricante depende de suas aplicações subseqüentes. Por exemplo, uma corrediça de gaveta para uso em aplicações de manufatura industrial seria construída a partir de metais, como aço ou alumínio para fornecer recursos de rolamentos de cargas pesadas. Por outro lado, um modelo para uso na indústria moveleira poderia ser construída a partir de madeira ou plástico, dependendo do material da caixa ou gabinete.

São construções bastante simples, constituído por dois componentes principais: uma base fixa linear, também conhecida como guia linear ou trilho, e um carro em movimento. Usada para apoiar e orientar os elementos rolantes, conhecido como rolamentos lineares, a base linear é uma superfície plana e lisa que permite que os rolamentos percorram em um movimento de precisão controlada, ao invés de ser livre e irrestrita. O movimento de mobilidade atinge o transporte através dos rolamentos lineares, que podem ser rolamentos de esferas ou rolamentos de rolos. Usado para reduzir a quantidade de atrito entre os objetos, os rolamentos lineares admitem que os objetos pesados possam ser facilmente movidos, e geralmente são feitos de aço ou cerâmica. A principal diferença entre os rolamentos de esferas e os rolamentos de rolos é que os rolamentos de rolos são cilíndricos, enquanto os rolamentos de esferas são de formato esférico. Dentro do carro em movimento a montagem do parafuso, é composta por um parafuso de esfera ou um parafuso de avanço e porca. Para proporcionar movimento linear, a porca é rosqueada sobre a parte não-rotativa do parafuso e conduzida ao longo da rosca do parafuso na direção correspondente à rotação do parafuso. Os parafusos de esfera são os mais utilizados porque são mais capazes de fornecer atrito reduzido. A capacidade de carga para os diversos tipos de gavetas deslizantes são de 5 a 10 kg ou mais, de acordo com o tipo de trabalho.