Quando falamos em motores de combustão interna, as correias dentadas são responsáveis por controlar o tempo das válvulas de um motor. Se tensionadas corretamente, elas não permitem deslizes e são utilizadas para transferir um movimento direto para fins de tempo ou de indexação.

São utilizadas no comando das válvulas de automóveis e motores de passo. Estes equipamentos começaram a substituir as cadeias de sincronismo do motor em meados 1970. Uma das vantagens sobre as cadeias de tempo e engrenagens é que as dentadas não necessitam de lubrificação. Elas são especialmente projetadas para caber em torno de uma engrenagem com o qual elas operam de forma precisa. Seu uso ajuda a garantir a operação segura e eficiente de componentes do motor de suma importância. Embora nos últimos anos tenha havido um ressurgimento de correntes moderadas te outros modelos sem regulamentação em componentes do motor, as dentadas continuam a ser um componente dominante para a regulação de válvulas de um determinado motor.

Em aplicações automotivas, aparece reforçada com dentes quadrados impulsionados pelo virabrequim. Em alguns projetos de motores, as também são utilizadas para conduzir outros componentes do motor como a bomba de água e a bomba de óleo. Comparados a uma engrenagem ou sistema de cadeia, são mais rentáveis, mais silenciosas quando estão em operação e mecanicamente mais eficientes. As correias de borracha podem ser confeccionadas de vários materiais diferentes. Tradicionalmente, são feitas de borracha natural e integradas de fibras sintéticas para dar maior resistência. A borracha natural, não é muito resistente ao calor e pode corroer na presença de petróleo e outros produtos petroquímicos. Por este motivo, os materiais como borracha sintética altamente saturada, nitrílica e outras variedades ganharam em popularidade.

Os materiais podem ser projetados para resistir a altas temperaturas e à corrosão, o que lhes confere uma vida útil mais longa do que as de borracha natural. Devido à sua importância em sistemas de motor, são amplamente fabricadas e provavelmente continuarão a ocupar uma grande porcentagem do mercado consumidor em todas as variedades produzidas anualmente.