As correias em “V” são ideais para uso em transmissão de potência leve ou fracionária. Elas também funcionam com alta potência, cargas de choque de alta tensão e drives para aplicações exigentes. A flexibilidade delasse presta a ser usada na maioria dos sistemas no que tange operação com transporte.

Elas têm a função de transmitir força e movimento através de atrito entre as superfícies laterais da correia tensionada e as superfícies laterais do canal da polia.

São comumente aplicadas para transmissão de energia, pois elas podem ser utilizadas em equipamentos de processos industriais, bem como componentes em motores de combustão interna. Estes equipamentos se prestam para o funcionamento eficiente e seguro de todos os tipos de componentes de diversos processos industriais. Eles podem ser aplicados em equipamentos agrícolas, equipamentos de mineração, em geradores e em muitos outros contextos. Em motores de combustão, são frequentemente aplicadas para regular o funcionamento do motor. Estas também podem ser utilizadas como transportadoras, que são mais comumente empregadas como instrumentos de transmissão de energia.

São ferramentas valiosas em um grande número de contextos. Elas podem ser projetadas para uma ampla variedade de especificações, elas podem ser simples ou de dupla face, em aberto, sem fim ou dentada. Estes equipamentos também possuem característica antiestática, o que os torna adequados para utilização na presença de substâncias químicas perigosas ou sensíveis, ou processos críticos onde haja tal necessidade.

Elas estão disponíveis em diversas cores, materiais e estilos. Suas ranhuras são medidas com base no seu diâmetro interior. Elas levam este nome por causa das seções em forma de V, que também são por vezes descritas como trapezoidais ou triangulares no que tange a sua forma. A seção transversal especial possui propriedades anti-derrapantes, o que a torna uma excelente escolha para uso em motores.

Como uma falha em um determinado motor pode ter implicações catastróficas para o equipamento, outra correia de confiança, antiderrapante é utilizada e neste caso, seu uso é muito valioso.

Podem ser fabricadas a partir de uma ampla variedade de materiais. Alguns destes materiais incluem os de poliuretano, neoprene e silicone. Utilizadas corretamente, as correias em “V” garantem a longevidade da correia e da eficácia do processo no qual ela está envolvida.