Processos de corte por jato de água são geralmente limitados ao corte de materiais finos, embora complexo, as formas mais grossas como engrenagens de metal as vezes podem ser cortadas por jatos de água. Cortadores de jato de água, dependendo do desenho, podem produzir fluxos de água com pressões de até 120.000 PSI, embora o jato de água típico possa variar a capacidade de 30.000 e 90.000 PSI entre as pressões de corte.

Empresas relacionadas a cortadores de jato de água

Corte Laser Metais Indústria e Comercio Ltda.

Rua Major Carlos Del Prete, 1911 - São Caetano do Sul - SP - CEP: 09530-000
Telefone fixo: (11) 4228-6992
E-mail: lgv@lgv.com.br
http://www.cortejatoagua.com.br/

REGENERAÇAO DE OLEOS HIDRAULICOS

Rua Capitão Danilo Paladini, 352 - Petrópolis - RJ - CEP: 25645-111
Telefone fixo: (22) 2580-4241
E-mail: vrlubrificantes@hotmail.com

ALFAMEC CALDEIRARIA E USINAGEM

Rua Antônio Prado Júnior, s/n - Jundiaí - SP - CEP: 13215-003
Celular: (11) 9685-6021
E-mail: vdrindustrial@gmail.com

Jet Tek Industrial Ltda

Rua Sílvio Bivar Schmitt, 568 - Caxias do Sul - RS - CEP: 95045-135
Telefone fixo: (54) 3225-5550
E-mail: jettek@jettek.com.br
http://www.jettek.com.br/

Os processos de corte com jato de água de alta pressão são geralmente limitados ao corte de materiais muito fortes, como titânio ou outros metais fortes, os metais mais fortes as vezes podem exigir o uso de meios abrasivos misturados na corrente de água para tornar o corte mais fácil. Materiais propensos a estilhaçar ou frágeis como o vidro são cortados com fluxos em baixas pressões, a fim de reduzir o risco de quebra. Produtos gerados por corte por jatos de água sempre carregam uma semelhança quase perfeita para os seus desenhos técnicos; o processo de corte do jato de água são quase sempre geridos por controle numérico computadorizado (CNC), sistemas que controlam o movimento do equipamento de corte.

Comparado a outros processos de corte que envolvem equipamentos potencialmente perigosos ou condições como lâminas ou calor extremo, o corte por jato de água é muito menos perigoso. Como não há trabalhadores tão perto do jato de água durante o seu funcionamento, o processo requer poucas acomodações para a sua segurança. O único perigo ocupacional substancial envolvido em processos do corte de jato de água é o ruído. O processo tem um som muito alto, mas uma combinação de insonorização e proteção pessoal para os ouvidos podem facilmente reduzir quaisquer riscos relacionados com o ruído para os trabalhadores. Sistemas de corte por jato de água também são alternativas altamente eficientes para outros métodos de corte. Corte a laser, por exemplo, também é muito preciso e pode ser totalmente automatizado. No entanto, ele gera fumaça e faíscas que podem ser perigosos para os trabalhadores. Muitos cortes por processos a laser, particularmente aqueles que envolvem materiais exóticos reflexivos e geração de calor elevado, são ineficientes e muito caros. Corte por jato de água envolve pouco ou nenhum material exótico e geralmente é muito eficiente. A eficiência dos processos por corte de jato de água é em grande parte devido ao seu sistema de recuperação, a maioria da água e meios abrasivos expulsos durante o processo podem ser recolhidos e reciclados, reduzindo o consumo de água e abrasivos.