O corte de EDM, um processo conhecido como fio EDM, é o método mais eficaz de fazer incisões em metais duros ou moles para formar muitos produtos diferentes. É um processo utilizado para cortar metais duros e outros materiais que são difíceis de trabalhar a máquina usando métodos convencionais.

Empresas relacionadas a corte de edm

Muratec Eletroerosão Ltda

Rua Oreste Romano, 291 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09850-560
Telefone fixo: (11) 4356-6260
E-mail: muratec@muratec.ind.br
http://www.muratec.ind.br/

Em vez de fisicamente cortar ou triturar, o material a ser processado é corroido usando faíscas de descarga elétrica que vêm de um fio de latão, cobre, zinco ou de tungstênio. Embora não haja contato entre o fio e a peça de trabalho, as faíscas produzidas como resultado de condutividade elétrica desgastam o material no padrão desejado. Metais que são cortadas por EDM devem ser exemplos eletricamente condutivos e comuns incluem alumínio, cobre, zinco, estanho, titânio, aço inoxidável, ouro, chumbo, prata, ferro, bronze e as superligas. Uma grande variedade de objetos é produzido usando usinagem EDM tais como engrenagens, peças de robô, jóias, fios de placas e moldes padrões. Os testes padrões complexos, os contornos intricados e as cavidades delicadas são dados forma facilmente por descargas de faísca rápidas, controladas, repetitivas. Como é um processo versátil, o uso de usinagem de descarga elétrica é ampla e o processo é comumente encontrado na eletrônica, ferramenta e matriz, aeroespacial, robótica, médica, automotiva e indústrias escultura de metal.

Um pré-aquecimento não é necessário, mas desde que as faíscas chegam a 10.000 º C, os sistemas mais frios são uma parte do processo para controlar a temperatura de operação. O corte EDM pode cortar materiais que são tão finos quanto uma fração de uma polegada e tão grossos com vários centímetros. Originalmente concebido como um processo manual, as inovações na tecnologia de formação de metal melhoraram e agora com a programação de computadores CAD / CAM, CNC EDM é um processo de computador totalmente automatizado, controlado alcançam altas tolerâncias e repetibilidade. EDM tem lugar em um banho de fluido dielétrico, que lava os restos, conduz eletricidade entre o eletrodo e a peça de trabalho e evita faíscas prematuras. O padrão, que geralmente é bastante complexo, é carregado em software e, em seguida, guiado por uma máquina CNC (controle numérico por computador). O fio, geralmente feito de bronze, chega muito perto de tocar a peça de trabalho e deixa um pequeno espaço onde as faíscas criam calor intenso e vaporizam o metal quando o fio se move lentamente para a frente. A peça de trabalho é bem apertada para baixo e mantida no lugar, enquanto o fio se move no caminho do padrão parte corroendo o material indesejado a distância. O produto final tem bordas lisas, sem rebarbas e cantos vivos que são ligeiramente arredondados. Apesar de ser um processo lento e complicado, os fabricantes de peças EDM são capazes de oferecer aos clientes volumes baixos ou altos de produtos que têm tolerâncias estreitas e um alto grau de uniformidade.