O corte com jato de água é forte o suficiente para cortar através de quase todo o material, incluindo metais. Partículas abrasivas devem ser utilizadas, além de água de alta pressão, a fim de cortar tal material forte e resistente.

Empresas relacionadas a corte de metal com jato de água

Corte Laser Metais Indústria e Comercio Ltda.

Rua Major Carlos Del Prete, 1911 - São Caetano do Sul - SP - CEP: 09530-000
Telefone fixo: (11) 4228-6992
E-mail: lgv@lgv.com.br
http://www.cortejatoagua.com.br/

REGENERAÇAO DE OLEOS HIDRAULICOS

Rua Capitão Danilo Paladini, 352 - Petrópolis - RJ - CEP: 25645-111
Telefone fixo: (22) 2580-4241
E-mail: vrlubrificantes@hotmail.com

COMPRO SUCATA DE METAL DURO/AÇO HSS/M2/LIGAS ESPECIAIS.

Rua Alto do Bonfim, 407 Vla. Sanata Catarina - São Paulo - SP - CEP: 04382-070
Telefone fixo: (11) 5562-4387 - Celular: (81) 9942-2565 - Celular: (11) 7273-0281
E-mail: cassiotungm2@ymail.com

ALFAMEC CALDEIRARIA E USINAGEM

Rua Antônio Prado Júnior, s/n - Jundiaí - SP - CEP: 13215-003
Celular: (11) 9685-6021
E-mail: vdrindustrial@gmail.com

Buzas Indústria e Comércio Ltda

Rua Serra Redonda, 450 - São Paulo - SP - CEP: 03244-150
Telefone fixo: (11) 3385-8700
E-mail: comercial@buzas.com.br
http://buzas.com.br/servicos

Jet Tek Industrial Ltda

Rua Sílvio Bivar Schmitt, 568 - Caxias do Sul - RS - CEP: 95045-135
Telefone fixo: (54) 3225-5550
E-mail: jettek@jettek.com.br
http://www.jettek.com.br/

Ao contrário do corte jato de água pura, o abrasivo utiliza partículas de diamante ou granada, porque a água não é suficientemente forte. Os jatos de água são trinta vezes mais forte do que a pressão de um bico de lavagem de carro para cortar metais como titânio, aço, aço inoxidável, alumínio, bronze, ferro e até mesmo metais endurecidos. Este processo produz pouco resíduos de sucata de metal e é considerado de alta precisão. As indústrias aeroespacial, automotivo, transporte, engenharia e construção, todas usam produtos de metal feitos por esse processo. Carros, aviões, trens, submarinos e ônibus são todos feitos de peças de metal que tem sua forma de corte por jato de água. Fábrica de máquinas, ferramentas e todo o tipo de peças metálicas de formato irregular também são cortadas por jatos de água. Este processo pode criar quase qualquer formato ou desenho fora das folas de metal dimensional de espessura de quatro centímetros. Um grupo seleto de máquinas pode cortar camadas múltiplas ou uma única folha que de até dez centímetros de espessura.

Modernas máquinas para este processo são totalmente automatizados e utilizam de um software de CNC (controle numérico computadorizado). O desenho é transferido para o software, que depois o segue para cortar a chapa à forma. A chapa pode ser moldada em um desenho intrincado. incomum ou pode ter buracos rapidamente perfurados. Este processo não gera calor, impedindo que as propriedades do material metálico como cor, intensidade e resistência química sejam alterados, por esta razão, o corte com jato de água é considerado um processo de trabalho a frio. É mais seguro, pois os operadores não são necessários na medida em que estão em outros processos de corte, e nenhuma poeira ou partículas que poderiam ser inaladas pelos trabalhadores são produzidas. Os custos do trabalho são, portanto, baixo. Como é um processo rápido, com uma alta taxa de precisão e repetibilidade, grandes volumes de produtos são feitos. O produto acabado requer pouco ou nenhum tratamento secundário, pois o corte não tem rebarbas ou arestas. Eletroerosão e corte a plasma são alternativas para o corte de metal com jatos de água, mas eles não têm a precisão e velocidade oferecida por jatos de água. Todos os outros processos geram calor e, portanto, têm uma ZTA (zona afetada pelo calor) que pode ser mudado ou alterado.