Cunhagem a frio é um método usado para produzir peças cilíndricas, como porcas e parafusos, que são utilizados em quase todos os setores, incluindo a construção civil, a indústria de hardware, a agricultura, o setor moveleiro, entre demais áreas de fabricação.

Tradicionalmente, ela só poderia ser usada para produzir peças simples, mas hoje em dia, com o emprego de máquinas de multiestações, as operações de cunhagem são capazes de produzir peças mais complexas também. A alta pressão é aplicada por uma máquina de conformação a frio sobre um metal, forçando-o em um dado. A pressão aplicada deve ser maior do que o limite elástico do material, a fim de que ele se deforme e fique flexível o suficiente para mudar de forma. Alguns materiais que são comumente usados neste processo incluem o aço e o aço inoxidável, além do alumínio, latão e ligas diferentes. O aço inoxidável é uma escolha popular em termos de metal devido às suas propriedades de força e resistência à corrosão.

Os produtos formados através deste processo a frio são geralmente densos e retêm sua força material. O acabamento da superfície de variados produtos é melhorado durante. Há também uma série de outras vantagens para o uso do método. É um processo que não corta o material no processo de formação e produz o mínimo de sucata e de resíduos. Outras operações podem ser realizadas simultaneamente, como dimensionamento e rolagem. O fornecimento de matérias-primas de qualidade é essencial, pois isso afetará a qualidade dos produtos acabados.