Os curvadores de tubos são máquinas utilizadas para dar forma a um tubo através de sua curvatura, cujo ângulo, ou raio de ação varia de 2º a 90º, também conhecido como um ângulo reto. Estes equipamentos podem ser utilizados para dobrar tubos e metais bastante sólidos.

Empresas relacionadas a curvadores de tubos

Trefilas, Formadoras, Endireitadeiras, Ponteadeiras

Rua Antônio Salles Pupo, 131 - Valinhos - SP - CEP: 13272-360
Telefone fixo: (19) 3871-8730
E-mail: [email protected]
http://www.emproin.com.br/

ALFAMEC CALDEIRARIA E USINAGEM

Rua Antônio Prado Júnior, s/n - Jundiaí - SP - CEP: 13215-003
Celular: (11) 9685-6021
E-mail: [email protected]

Manutencao e reparos em equipamentos industriais

Rua Estudante Suely Gomes Vieira, 68 - Macaé - RJ - CEP: 27925-450
Celular: (22) 9921-9474
E-mail: [email protected]

Farex Indústria e Comércio de Máquinas Ltda

Rua Coronel Arruda Botelho, 216 - Boituva - SP - CEP: 18550-000
Telefone fixo: (15) 3263-5566
E-mail: [email protected]
http://www.farex.com.br/

Merax Máquinas e Equipamentos Ltda

Rua Samuel Neves, 2400 - Piracicaba - SP - CEP: 13418-320
Telefone fixo: (19) 3432-1553
E-mail: [email protected]
http://www.merax.com.br/

Winner Com. e Representações de Máquinas Ltda.

Rua Piratininga, 892 - São Paulo - SP - CEP: 03042-000
Telefone fixo: (11) 3208-2926
E-mail: [email protected]
http://www.winnermaquinas.com.br/

Eles são capazes de formar uma variedade de formas de tubos, incluindo quadrado, retangular ou cilíndrico, assim como os tubos tridimensionais, com aberturas em planos diferentes, e tubos bi-dimensionais, com aberturas no mesmo plano.

Eles podem ser utilizados para criar uma curva em uma tubulação ou diversas curvas em diversas tubulações e funciona melhor com tubos de materiais dúcteis como o aço, ferro, cobre, alumínio, zinco e níquel. Estes equipamentos realizam qualquer curvatura desde as mais simples, como os “cotovelos ou curvas em “u” até as mais complicadas como curvas helicoidais ou formas enroladas. Ao alterar as propriedades mecânicas do tubo previamente reto, os curvadores são capazes de beneficiar uma ampla gama de indústrias, incluindo: as da construção civil, para uso em materiais de construção, tais como sistemas de encanamento que exigem capacidades de manobra; produção industrial, para ser usados em aplicações como os sistemas hidráulicos e pneumáticos, automotivas, em sistemas de exaustão, aquecimento e refrigeração e mais, além de águas residuais, onde são utilizados em instalações de tratamento de uma variedade de aplicações.

Esses curvadores podem ser manuais ou mecanicamente alimentados através de meios como a pneumática, hidráulica ou elétrica. A fim de iniciar o processo de dobra do tubo, o tubo é colocado na máquina e ela está presa no local entre duas matrizes, o bloco de fixação e o berço. Além disso, o tubo é mantido folgadamente entre o berço e a matriz. Depois que o tubo é fixado na posição por todos esses componentes, o processo real de flexão pode ocorrer. Existem três maneiras principais em que o tubo pode ser formado: flexão, flexão nominal e flexão rotativa. Durante o processo, a matriz é empurrada contra o tubo por meio de força mecânica, que faz com que o tubo se conforme com a forma do berço. No rolo de dobra, uma série de rolos são usados para aplicar pressão sobre a tubulação no local do berço, e este tipo de tubo de dobra é o mais adequado para a formação de tubos em forma helicoidal. Finalmente, em flexão rotativa, um bujão de aço é montado no interior do tubo, enquanto um componente rotativo de aço é usado para formar o tubo. Um mandril realiza as funções de apoio interno do tubo de modo que a seção transversal do tubo não seja muito achatada durante o processo.