A decapagem é uma variedade dos meios de jateamento que utiliza equipamentos para o tratamento de uma superfície. Ao contrário dos jateadores de areia, os equipamentos para este processo são limitados em termos de variedade dos meios de sopro que podem ser usados.

Empresas relacionadas a decapagem

Jatomaq Com. Repres. e Servs. em Sid. Ltda.

Rua Ipaobi, 52 - São Paulo - SP - CEP: 04351-050
Telefone fixo: (11) 5034-1150 - Telefone fixo: (11) 5034-0927
E-mail: jatomaq@jatomaq.com.br
http://www.jatomaq.com.br/

Enquanto um jato de areia pode fazer uso de qualquer variedade de materiais de sopro e ainda ser chamado de um jato de areia, o jateadores para este serviço fazem uso de um material, que é no caso uma associação de abrasivos metálicos, exclusivamente.

O jateamento pode variar em suas aplicações, como gravura em vidro e o efeito de translucidez do vidro. Ela não seria um método de tratamento adequado para vidros, pois o processo envolve propulsores de pequenos estilhaços, grânulos ou formas de metal em outras superfícies com um fluxo de ar comprimido ou água pressurizada. Dependendo da aplicação, os profissionais da área podem optar por jateamento de materiais finos e granulados como carbeto de silício ou grande como pelotas de aço. Em ambos os casos, mas em escalas diferentes, o objetivo do jateamento é o tratamento de uma superfície. No caso do tratamento de uma estrada, por exemplo, um jateador portátil ateia fogo em pequenas esferas de aço em superfícies de concreto para eliminar a contaminação. Isso revela um perfil mecânico que permite a ligação melhorada, durante o recondicionamento. As poeiras criadas por este processo são geralmente coletados, deixando uma superfície limpa e que está pronto para o tratamento.

Todos os jateadores de materiais abrasivos, independentemente do tipo de material que utilizam, segue alguns princípios básicos em termos de design e função. Como estes equipamentos têm por objetivo alterar a superfície através da propulsão de pequenos objetos, todos os componentes devem estar equipados com um estoque de materiais de sopro, um pressurizador, um compressor de ar ou água, e um sistema pelo qual os dois componentes são combinados e dirigidos para as superfícies.

Há três configurações principais para os jateadores de materiais existentes. Os sistemas de gravidade são a configuração mais simples e são utilizados principalmente em projetos de pequena escala de detonação. Nestes sistemas, um funil colocado acima do fluxo de ar comprimido utiliza a gravidade para combinar os meios de sopro e o ar. Em um jateador de sifão, o ar comprimido passa através de uma câmara pressurizada com abrasivos. A mudança de pressão extrai os materiais abrasivos para fora da câmara e combina com o fluxo de ar, os quais são expelidos através do bocal em alta velocidade. A terceira variedade de jateador de material é a variedade com regulador de pressão, que pressuriza tanto o ar como o abrasivo, permitindo um fluxo eficiente de ambos.