Os degraus antiderrapantes podem ser feitos de grades de barras ou grade de placas com formato de diamante, com fenda, grandes ou pequenas perfurações, orifícios redondos, dentes serrilhados e superfícies texturizadas, todas estas opção são utilizadas para criar o atrito e evitar o deslize de pessoas ou equipamentos.

Empresas relacionadas a degraus antiderrapantes

Metallon Serralheria

Rua Francisco Siracusa, 61 - São Paulo - SP - CEP: 04257-095
Telefone fixo: (11) 2351-2349
E-mail: contato@metallonserralheria.com.br
http://www.metallonserralheria.com.br/

Os antiderrapantes ou perfurados também permitem que líquidos, sujeira, lama, chuva, neve e outros detritos possam passar através das escadas, ao invés de serem coletados na superfície, o que normalmente cria uma situação de risco. No entanto, as aberturas das grades são tipicamente pequenas o suficiente para permitir a captura de ferramentas, sucatas ou outros objetos que possam ser perdidos acidentalmente. Locais como indústrias de processamento de alimentos e bebidas, áreas de manutenção, plataformas de trabalho em ambientes náuticos, como balsas, plataformas de produção de petróleo e estaleiros, indústrias produtoras de fertilizantes, siderúrgicas e ambientes agrícolas, são apenas algumas das áreas que normalmente empregam o uso desses degraus para aumentar a segurança.

Eles são capazes de proporcionar uma superfície de fixação para um determinado movimento, seja ela para cima ou para baixo, ou seja, subindo ou descendo a escada. Na prevenção de incidentes, como queda, que comumente ocorre na existência de líquidos em superfícies de escadas de madeira e concreto, são utilizadas placas em formato de diamante, e fibra de vidro, que são instaladas em cada degrau.

Algumas considerações devem ser feitas ao se determinar o material mais adequado para utilização na fabricação, como os recursos de segurança desejados, o peso de rolamento, capacidade e resistência necessárias para o desgaste e a corrosão.

As grades de barras são alguns dos desenhos mais comuns dos modelos antiderrapagem, pois oferecem alta resistência, baixo custo e efetividade. Estes modelos são simples de fabricar e duráveis, mesmo sob tráfego constante e intenso. Para aqueles degraus feitos de grade de barras ou grades de alumínio, que podem ser soldados diretamente nas escadas para assegurar imobilidade, o custo é ainda menor. Outros métodos de segurança incluem que esse tipo de degrau antiderrapante fixado por parafusos com locais pré determinados para fixação no piso ou na própria estrutura, como âncoras de alvenaria. Os modelos tipo prancha normalmente são mais leves do que as grades de barras, mas não são tão duráveis. Eles são ideais no entanto, para requisitos de resistência extremamente elevada e são capazes de fornecer um acabamento esteticamente agradável para a escada.

Aberturas através de perfuração ou de expansão podem estar em um padrão ou em forma de um desenho para complementar uma determinada área, para tornar o ambiente altamente seguro, sem contudo prejudicar a parte estética do local. Vários são os tipos de acabamento que podem proporcionar uma aparência mais agradável para o ambiente sem que sua função principal seja deixada de lado, no caso a segurança. Esses modelos antiderrapantes são um importante recurso de segurança de muitos ambientes de trabalho e como tal devem ser analisados com muito cuidado.