Os desengraxantes ultrassônicos são utilizados para limpar e higienizar áreas críticas, incorporando a limpeza ultrassônica de imersão ao vapor convencional.

Empresas relacionadas a desengraxante ultrassônico

LAVADORAS ULTRASSÔNICAS

Rua dos Contabilistas, 306 - Joinville - SC - CEP: 89208-758
Telefone fixo: (47) 3466-5163
E-mail: vrtec@vrultrasonics.com.br
http://www.vrultrasonics.com.br/

VR Ultrasonics

Rua Arno Waldemar Dohler, 957 - Joinville - SC - CEP: 89219-510
Telefone fixo: (47) 3466-5163
E-mail: vrultrasonics@vrultrasonics.com.br
http://www.vrultrasonics.com.br/

Estes dispositivos são utilizados para remover o óleo, tintas, corantes, graxa, sujeira, ceras, lubrificantes e outros contaminantes ou revestimento de peças e componentes da máquina. Durante o processo, solventes dissolvem os contaminantes da peça que, em seguida deixam a peça limpa e desinfetada. O processo de desengraxar é realizado em uma câmara contida por causa das propriedades de pressão que permitem que o processo seja bem sucedido. Os desengraxantes ultrassônicos são semelhantes aos anéis de ultrassons ou produtos de limpeza em que se usam altas frequências para criar milhões de pequenas bolhas que executam uma ação de lavagem, que atingem sulcos e partes de difícil acesso dos produtos que estão imersos no líquido agitado de água, solvente ou vapor.

Embora fortemente ligados, gorduras e contaminantes nem sempre podem ser removidos com o uso de ultrassom somente, o ato de se combinar técnicas tradicionais de limpeza com a tecnologia de limpeza ultrassônica tem se mostrado um método eficiente e ambientalmente seguro de limpeza. Os desengraxantes ultrassônicos são capazes de limpar as peças individualmente, bem como vários itens simultaneamente e são usados em uma variedade de aplicações comerciais e industriais, como na fabricação e processamento de metais, na indústria automotiva, farmacêutica, eletrônica e indústrias de armas.

Existem dois métodos que são combinados com desengraxantes ultrassônicos: os limpadores ultrassônicos e desengraxante a vapor. Os desengraxantes ultrassônicos são compostos de tanques de metal equipados com elementos de aquecimento no fundo dos tanques que aquecem solventes especiais em um recipiente fechado. Como o solvente evapora sobe para uma câmara onde a peça é colocada. Por causa da diferença de temperatura, o solvente condensa sobre a peça, que dissolve a mancha. As partículas estão contidas no líquido do solvente para que possa ser recolhida, filtrada e reutilizada. O outro processo é a limpeza ultrassônica convencional. O transdutor envia eletronicamente frequências ultrassônicas através do líquido, que estica e comprime a solução de limpeza até as moléculas não poderem ser mais esticadas, criando inúmeras bolhas que se formam sob pressão negativa. O tamanho destas bolhas aumenta até que o equilíbrio seja alcançado e que as bolhas sejam rapidamente comprimidas.

Milhões de minúsculas bolhas entram em um poderoso colapso e realizam uma ação de depuração que limpa toda a superfície da peça. Este processo interrompe a superfície da peça e consequentemente ocorre à limpeza da mesma. Os tanques também possuem resfriamento próximo ao topo, que ajudam a condensar o vapor. Outras características comuns de um desengraxante ultrassônico incluem filtros, separadores de água, controles de segurança e capacidade de refrigeração.