O design de embalagem inclui diversos fatores considerados na preparação e envólucro de um produto. A relação custo-benefício são fatores importantes no projeto de um pacote.

Com uma variedade tão grande de pacotes disponíveis para serem utilizados nas embalagens, os modelos mais comuns são bolsas, sacos, caixas, embalagens de concha, envelopes, cartões, pontos de exposições, e tubos que podem ser uma decisão importante no processo de criação. Como resultado, a colaboração entre o designer e fabricante da embalagem é fundamental.

O design pode servir a muitas funções para um determinado produto. Ele pode manter o produto lacrado e sem danos durante o transporte. Por outro lado, são notados entre outros itens que podem ser tão importantes quanto o desempenho do produto. Pensar na na publicidade, tonalidade da embalagem, formato e nos elementos de design são características importantes no design de uma embalagem. O tipo, estrutura e fragilidade do produto também afeta o seu design de embalagens.