Os detectores de vazamento de hélio são uma maneira muito popular para realizar ensaios não destrutivos. Os que usam hélio, como gás de pesquisa, são utilizados para identificar a origem de um vazamento.

Estes detectores são utilizados em muitos produtos diferentes e indústrias, tais como dispositivos médicos, radiadores e aparelhos de ar condicionado. Os aparelhos de detecção de vazamentos de gás hélio são comuns em indústrias, incluindo a indústria aeroespacial, automotiva, indústria de energia de hidrogênio industrial, setor médico e de embalagens e usinas de energia.

Depois de o gás hélio ser bombeado para o sistema e o vazamento ser encontrado, o detector de hélio pode medir a taxa de vazamento. Essa taxa de dados é exibida no gráfico numérico e de barras em uma tela de toque. Esses detectores estão disponíveis nos sistemas de controle automático, semi-automático e manual.

O hélio é usado como um detector porque proporciona melhor sensibilidade do teste e é barato, inerte e leve. Os modelos de detectores são mais frequentemente utilizados em turbinas a vapor e condensadores de ar para identificar o vazamento de produtos químicos, bem como de trocadores de calor e tubulações subterrâneas, além de servir para testes de produção de plásticos.