Um dinamômetro de freio é um dinamômetro que mede a potência do motor do eixo de saída. O termo "freio" refere-se ao freio de mão usado por dinamômetros, como o freio de Prony, inventado por Gaspard de Prony em 1821.

Empresas relacionadas a dinamômetro de freio

Fabricante de Células de Carga e Sistemas de Pesagem

Rua Icaraí, 242 - São Paulo - SP - CEP: 03071-050
Telefone fixo: (11) 2091-2426
E-mail: [email protected]
http://www.aephbrasil.com.br/

O freio de Prony é um freio de fricção mecânica. Envolver um cinto ou uma correia em torno do eixo de saída do motor e medir a força transferida para o cinto produz uma medição. Esta medida ocorre anexando uma balança de mola ao freio. Enquanto o eixo gira, um balanço mostra um aumento da tensão e os outros vão mostrar uma diminuição na tensão.

Os dinamômetros hidráulicos, são muito populares para o ensaio de motores, porque eles têm uma capacidade de alta potência, mantendo a operação com um baixo custo. O tipo mais comum de freio hidráulico é chamado de freio de nível variável. Nesse tipo, a água é adicionada até que o motor permaneça com uma rotação por minuto constante. A água é mantida a esse nível e substituída pela constante drenagem que leva embora o calor gerado pela absorção de potência. Em resposta ao torque, a carcaça tenta rodar, mas é contida pelo componente de medição do torque.