Os dinamômetros de motor medem o torque ou as rotações por minuto (RPMs) diretamente, a partir do eixo de um motor ou volante. Estes dados são informações sobre os cavalos de potência de um determinado motor.

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Como eles podem ser utilizados para testar os motores dos veículos separadamente, eles são amplamente utilizados por fabricantes de automóveis, construtores de motores e os fabricantes de veículos de alto desempenho, tais como os carros de corrida.

Estes dinamômetros medem diretamente a geração de forças e não estão sujeitos a ineficiências de medição da mesma forma que os de chassis. Os testes também tendem a produzir resultados mais precisos. Embora o conceito sobre eles seja bastante simples, um bom motor é o resultado final de um grande estudo de engenharia com métodos sofisticados. Um dinamômetro de motor deve ser capaz de suportar vibrações de alta frequência, produzirem resultados confiáveis e precisos e serem simples de usar. Além disso, como são utilizados para medir o desempenho das máquinas e muitas vezes a vidas das pessoas dependem destas máquinas, estes equipamentos devem produzir resultados extremamente confiáveis. Eles também devem ser seguros para serem utilizados, os motores são ferramentas poderosas, e elas podem ser perigosas quando manuseadas de maneira incorreta.

Todos os dinamômetros são ferramentas de medição de força. Eles são amplamente utilizados no contexto de diagnóstico automotivo e de design, mas eles também são usados para medir a força gerada por outros equipamentos ou ações. Eles podem ser usados para medir a força gerada pelo aperto de uma mão humana, bem como uma vasta gama de utilidades industriais, equipamentos comerciais e de consumo. No contexto de diagnósticos automotivos, os dinamômetros devem ser invocados para produzir resultados confiáveis, com alta frequência nos resultados e uma pequena margem de erro. Eles possuem o poder de mostrar a engenheiros automotivos, amadores e profissionais de reparos automotivos sobre o desempenho de um determinado motor. Compreender o desempenho do motor permite ao usuário fazer previsões sobre o custo de operação do mesmo, bem como a sua segurança.

Além de medir o desempenho, os dinamômetros de diagnósticos podem ser utilizados para medir o desempenho dos freios, como é o caso com o testador de freio, assim como outros componentes. Por exemplo, os dinamômetros podem medir a potência gerada que é utilizado para as funções de um motor secundário. Estes equipamentos são importantes para veículos, especialmente máquinas agrícolas, que fazem uso de sistemas especiais.