Dobra de metais é um processo de conformação de metais onde a força é aplicada em um metal para deformá-lo. Durante a dobra, o metal é forçado além do seu ponto de rendimento, mas abaixo do seu ponto de rotura.

Empresas relacionadas a dobra de metais

Linha Completa de MÁQUINAS DE SOLDA.

Rodovia João Traficante, 0 KM 2,5 - Franca - SP - CEP: 14402-347
Telefone fixo: (11) 3508-9979 - Telefone fixo: (21) 3513-0999 - Telefone fixo: (31) 3515-5555
E-mail: [email protected]
http://www.lojadomecanico.com.br/

ALFAMEC CALDEIRARIA E USINAGEM

Rua Antônio Prado Júnior, s/n - Jundiaí - SP - CEP: 13215-003
Celular: (11) 9685-6021
E-mail: [email protected]

FACAS INDUSTRIAIS NAVALHAS LAMINAS FACAS CIRCULARES GERAL

Avenida Cangaíba, 2941 SALA 01 - São Paulo - SP - CEP: 03711-001
Telefone fixo: (11) 2682-2787
E-mail: [email protected]
http://www.fenixfacasindustriais.com.br/

Coppermetal Coml. de Metais Ltda.

Avenida Clara Mantelli, 180 - São Paulo - SP - CEP: 04771-180
Telefone fixo: (11) 5547-8337
E-mail: [email protected]
http://www.coppermetal.com.br/

O ponto de rendimento de um material é o ponto em que a intensidade começa a dar lugar à força, causando deformação estrutural. Resistência à tração é a medida da resistência de tensão de um material e o ponto de rotura é o limite dessa resistência. Na dobragem de metais, a força é aplicada na medida certa entre esses pontos para mudar a forma de um metal sem enfraquecer ou quebrá-lo. Processos de dobras são usados para dar forma a partes de metais como o alumínio, laminados a frio e aço galvanizado, cobre, latão e muitos outros. Peças de metal típicas formadas a partir de dobragem de metais incluem componentes de caldeiras, equipamentos de ginástica, guias de onda, componentes para móveis tubulares, chapas, tubos, folhas e componentes estruturais. Indústrias que utilizam os serviços da dobragem de metais incluem a arquitetura, fabricação de móveis, automotivo, aeroespacial, construção, médicos e muitos outros setores.

Muitos tipos de formas de metal são dobrados na criação de produtos metálicos, mas as formas de metal mais comumente dobrados são folhas de metal. Folhas de metal são geralmente dobradas usando dobradeiras. Uma dobradeira tem características típicas de uma combinação de uma ferramenta de pressão, uma matriz e uma superfície de trabalho; a superfície de trabalho é como uma mesa, a matriz é posicionada na mesa e pressionando a ferramenta é suspensa de cabeça para baixo acima da superfície. Cada uma das partes constituintes de um dobradeira é moldada de acordo com a forma da dobra desejada do produto de metal. Por exemplo, na criação de um ângulo em forma de V em uma folha de metal, a ferramenta de pressão (que é chamado de ram) tem a forma de V. A matriz, que é um conjunto de recessão na superfície de trabalho, é também em forma de V e fica posicionada diretamente abaixo da ferramenta de pressão. Chapa é colocada horizontalmente na superfície de trabalho, sobre a matriz em forma de V e sob o ram em forma de V. A ferramenta de pressão é então forçada para baixo na chapa; pressinando sobre a matriz forçando o metal aa tomar a forma de V. O ram é então retirado, permitindo a chapa a ser removida da superfície de trabalho ou dobrada novamente se necessário.