A dobra de tubo é o processo de fabricação que ajusta o ângulo do tubo ou tubulação para que eles sejam usados em aplicações específicas. A tubulação é fabricada como um componente em linha reta e rígida, e muitas vezes ainda é obrigado a curvar em torno dos cantos ou objetos, a fim de desempenhar a sua tarefa necessária.

Empresas relacionadas a dobra do tubo

Telas Touch Screen

Rua Rui Barbosa, 1775 - Joinville - SC - CEP: 89220-100
Telefone fixo: (47) 3121-9591 - Telefone fixo: (47) 3418-0342
E-mail: marketing@clpcenter.com.br
http://www.clpcenter.com.br/

Fabricação de Pórtico Móvel

Rua Antônio Frederico, 147 - São Paulo - SP - CEP: 04224-030
Telefone fixo: (11) 4564-7721
E-mail: mcmontagens@globomail.com

Trefilas, Formadoras, Endireitadeiras, Ponteadeiras

Rua Antônio Salles Pupo, 131 - Valinhos - SP - CEP: 13272-360
Telefone fixo: (19) 3871-8730
E-mail: vitor.ciotto@emproin.com.br
http://www.emproin.com.br/

Farex Indústria e Comércio de Máquinas Ltda

Rua Coronel Arruda Botelho, 216 - Boituva - SP - CEP: 18550-000
Telefone fixo: (15) 3263-5566
E-mail: farex@farex.com.br
http://www.farex.com.br/

Merax Máquinas e Equipamentos Ltda

Rua Samuel Neves, 2400 - Piracicaba - SP - CEP: 13418-320
Telefone fixo: (19) 3432-1553
E-mail: merax@merax.com.br
http://www.merax.com.br/

Para conseguir isto, a dobra é realizada a quente ou frio para moldar o tubo com a forma desejada. Por exemplo, a copa, treliças, pontes, esculturas de equipamento do exercício, e canalização de móveis, máquinas e todas elas requerem ângulos e curvas em tubos, e setores como agricultura, construção civil, automotivo e outros, todos dependem e usam diversos comprimentos e diâmetros de tubos em uma base diária. Os tubos podem ser dobrado manualmente ou automaticamente, ou utilizando uma combinação dos dois métodos. A dobra de tubo é um método comum em que o tubo é forçado para ser dado a forma da curva desejada, fazendo com que formem o mesmo ângulo que a matriz. Algumas máquinas usam mandris para o processo de dobrar tubos e criar mais curvas limpas e uniformes. Isto é feito quando a tubulação está sendo formada e, portanto, é muitas vezes um processo de formação a quente. Outras máquinas tomam um cano pré-formado e o obrigam a dobrar em torno de uma série de rolos, em um processo semelhante ao rolamento, ou usando um molde de compressão e cunho para dobrar o tubo.

O ângulo máximo em que um tubo é dobrado geralmente é de 90°, podendo variar muito dependendo do uso pretendido. No comprimento ele pode ser dobrado, uma única vez, ou várias vezes, se necessário, mas devido à falta de apoio interno dentro de um tubo, os resultados muitas vezes dobram em uma distorção da seção transversal do círculo em uma forma ovular. Esta deformação é vista mais claramente em tubos com paredes finas que proporcionam menor resistência às mudanças estruturais e são mais propensos a distorção. O processo de dobra, se é quente ou frio, altera as propriedades da tubulação, e, portanto, diferentes fatores precisam ser levados em consideração como parte das decisões de produção. Quanto mais larga a tubulação, menor será a taxa de distorção do tubo de acordo com a capacidade de compressão, isto ocorre dentro do tubo, quando é dobrado, e isso pode resultar em rugas ou ondas na superfície que podem interferir com outros processos . O processo de dobra pode criar áreas de fraqueza, mas isso depende da qualidade do equipamento utilizado, a complexidade da curva e da habilidade e experiência dos operários.