As dobradiças de mola são dispositivos utilizados para suspender as portas e permitir a sua abertura ou fechamento, pois essas peças são diferentes de outros tipos de dobradiças, sendo equipadas com molas projetadas para auxiliar ou impedir o movimento repentino da porta.

Empresas relacionadas a dobradiças de mola

Excelencia em lubrificaçao industrial

Rua Capitão Danilo Paladini, 352 - Petrópolis - RJ - CEP: 25645-111
Telefone fixo: (22) 2580-4241
E-mail: vrlubrificantes@hotmail.com

SOBROU MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DA SUA OBRA OU DE SUA REFORMA?

Rua João Borges, 409 - Londrina - PR - CEP: 86063-290
Celular: (43) 9649-6262
E-mail: TROCATUDOCONSTRUCAO@HOTMAIL.COM
http://WWW.TROCATUDOCONSTRUCAO.COM.BR/

Ferragens Colar

Rua do Gasômetro, 170 - São Paulo - SP - CEP: 03004-000
Telefone fixo: (11) 3229-5069
E-mail: vendas@ferragenscolar.com.br
http://www.ferragens.net/

União Mundial Indústria de Ferragens Ltda

Rua Jorge Paulo de Souza Maia, 31 - Nova Friburgo - RJ - CEP: 28635-540
Telefone fixo: (22) 2533-9350
E-mail: mundial@uniaomundial.com.br
http://www.uniaomundial.com.br/

Fora do contexto da ferragem da porta, elas têm muitos usos como componentes de produtos de consumo. Muitas outras variedades de pequenos recipientes de plástico também são equipados com dobradiças para tornar seu uso mais conveniente para os consumidores. Outros produtos de consumo variados também fazem uso dos tipos desta dobradiça. Estes produtos abrangem desde bússolas, sistemas de jogos portáteis de vídeo e caixas de lápis, além de óculos escuros e óculos de grau. No contexto de hardware, os modelos são instalados com frequência como dobradiças do armário para ajudar a manter as portas bem fechadas quando o armário não estiver em uso. Algumas dobradiças da porta também pode ser montadas com molas a fim de mantê-las bem fechadas e facilitar sua respectiva utilização. As portas de de entrada em residências, escritórios e em outros contextos não são geralmente montadas com molas. Contudo, as molas têm sido amplamente substituídas por um equipamento hidráulico para melhor posicionamento da porta, embora os modelos de portas antigas em residências ainda possam ser equipadas com molas.

O princípio de funcionamento de todos os tipos dessas dobradiças é a mesmo, apesar de que as diversas configurações dos mais variados tipos de molas podem variar. A mola é um meio de armazenamento de energia mecânica, e quando uma mola é comprimida, a energia é armazenada até que a compressão exercida sobre a mola se dissipe à medida em que a mola expele a energia armazenada e retorna à sua forma de pré-compressão. Os modelos aproveitam isso de variadas maneiras. A maneira mais simples é através do enrolamento de um metal ao redor de um pino em uma ponta de eixo. Uma vez bem enrolada, a energia armazenada na bobina tenta libertar-se, em outras palavras, a bobina tenta desenrolar-se. Quando isso acontece, o metal se impõe contra as placas de metal da dobradiça, empurrando-as para sua abertura. A dobradiça pode ser empurrada e fechada se a força de compressão for maior do que a força exercida pela bobina. Com a finalidade de permanecer fechada, a força de compressão não deve ceder, ou a dobradiça será reaberta. Outras variedades de mola para dobradiças podem ser mais complexas, mas o simples princípio de energia armazenada se aplica a todas as configurações de molas existentes hoje no mercado industral.