Dyno é outro termo para um dinamômetro. Ele é usado para medir o torque, que por sua vez é usado para determinar a potência de um motor.

Empresas relacionadas a dyno

ACR Sistemas Industriais

Avenida Paulo Afonso, 73 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09770-350
Telefone fixo: (11) 4124-7200
E-mail: acr@acr1.com.br
http://www.acr1.com.br/

Os dois principais tipos são os dinamômetros de motor e os dinamômetros de chassis. A medida do torque de um motor acontece diretamente a partir do eixo da manivela do motor ou volante. Eles são amplamente utilizados por fabricantes de automóveis e recondicionadores de motores, pois eles podem testar um motor sem ter de instalá-lo em um carro. Os dinamômetros de chassis, medem o contraste do torque nas rodas, ocasionalmente, anexando-se diretamente ao cubo da própria roda.

A força por cavalo é medida também pela potência chassi, que pode ser cerca de 15 a 20 por cento mais baixo do que se fosse medido por um dinamômetro de motor. Isto acontece devida à perda de torque de atrito nos elementos do sistema de transmissão, tais como a caixa de velocidade ou mesmo de transmissão. Como resultado, as medidas fornecidas normalmente são mais precisas do que as de um dinamômetro de chassi.