As máquinas de polir incluem uma ampla variedade de equipamentos usados para melhorar a aparência da superfície das peças ou materiais diversos. Usadas em muitos de equipamentos as politrizes utilizam abrasivos compostos com óxidos de alumínio, policarbonatos, areia e cerâmica.

O principal objetivo do polimento de máquinas em processos de rebarbação é a remoção de materiais indesejáveis nas peças de processos de usinagem, tais como solda, gravura, torneamento, entre outras. Assim, embora matérias mínimas sejam removidas, o polimento em máquinas utiliza aplicações de rebarbação para realizar tarefas específicas na remoção de uma impureza. Algumas das mais diversas indústrias que se beneficiam deste equipamento incluem: automóvel e aeronáutica, para o polimento de componentes externos, como a armação de metal do corpo e calotas para uma aparência melhorada; na produção industrial, para polimento de peças pequenas, como parafusos, dobradiças e onde a remoção de sujeiras seja necessária; no varejo, para aplicações que incluem o polimento de pedras preciosas, pedras decorativas e metais finos para joias, e para o polimento de materiais de construção como telhas, pedra, mármore e concreto.

De acordo com a grande variedade de aplicações, há uma ampla gama de polimentos que variam em tamanho e formas. Existem duas formas principais em que estes equipamentos usados para polir realizam o método de rebarbação: através de vibrações ou força rotacional. Amplamente utilizado nestes dispositivos, os copos vibratórios utilizam barris para conter peças ou materiais que são, então, submetidos a vibrações contínuas, que servem para moer. Os copos de vidros vibratórios são geralmente utilizados para polimento de peças menores, juntamente com outros tipos de equipamentos de polimento, incluindo tornos de polimento, rodas de mão, escova de nylon, etc. Os copos de rotação também podem ser utilizados, embora, em vez de vibrações, eles funcionam com movimentos mais leves, permitindo um movimento deslizante através do uso do movimento de rotação. Ambos os tipos de copos costumam usar abrasivos, mas não necessitam dele. Para peças de grandes aplicações de polimento, as máquinas, muitas vezes, exigem a adição de correias, rodas e escovas. O ato de polimento é tipicamente feito por processos automatizados, por meio robótico. Um tipo comum de polimento é aquele que utiliza pouca abrasão, produzindo superfícies extremamente lisas e brilhantes. Os compostos de um polimento podem ser adicionados durante o processo para que superfícies de revestimento contem com uma camada protetora, muitas vezes capazes de possuir grande variedade de cores.