As máquinas de rebarbar são utilizadas no processo de usinagem secundária e no acabamento de peças para resultar em uma superfície lisa. A fabricação de peças através de perfuração, usinagem, forjaria, estamparia ou moldagem, muitas vezes resulta em bordas acentuadas, costuras ou rebarbas em partes que podem interferir com o seu funcionamento e segurança.

Empresas relacionadas a máquinas de rebarbar

Rebel Tecnologia em Lixadeiras e Politrizes

Rua Elizeu de José de Paula, 41 - Cotia - SP - CEP: 06714-180
Telefone fixo: (11) 4612-1932 - Telefone fixo: (11) 4702-7337
E-mail: rebel@rebel.ind.br
http://www.rebel.ind.br/

Acidentes, danos ou atrasos de produções importantes podem resultar em uma pequena fenda ou defeito na superfície de uma peça. Para que uma peça seja mais eficaz em termos de funcionamento, estética, função e qualidade, as rebarbas devem ser retiradas. Através do processo de desbaste, polimento ou de acabamento vibratório em uma máquina de rebarbar, as rebarbas ou imperfeições na superfície de uma peça ou componente podem ser removidas. Elas podem ser simples, ferramentas manuais para trabalhar com partes menores, mais frágeis de um determinado equipamento, ou elas podem ser grandes sistemas automatizados com rodas, cintos de segurança e ferramentas vibratórias. Um tambor vibratório é um exemplo de uma máquina de rebarbar comum em que as peças são colocadas no misturador, ou cilindro fechado e selado, com as peças como cerâmica, vidro ou os meios naturais como sabugo de milho. O tambor é agitado com as peças com rebarbas com um movimento de um lado para o outro de forma vibratória, causando atritos e moagem. Estes movimentos das peças removem as rebarbas indesejadas das superfícies. As estações de acabamento vibratório são semelhantes aos tambores, mas são mais complexos e, normalmente, incluem sistemas de transporte e pontos de vibração.

Os componentes que são utilizados para retirar as rebarbas são escolhidos dependendo do tipo de máquina a ser utilizada e sua necessidade. Os materiais comuns incluem a cerâmica, plásticos sintéticos e compostos orgânicos, tais como sabugo de milho e cascas de nozes. O tamanho da partícula e dureza desempenha um papel importante no processo e por isso devem ser considerados com cuidado. Os componentes molhados às vezes são usados para adicionar uma camada protetora para as partes, ou adicionar um agente de coloração. Algumas máquinas automáticas de rebarbar usam a tecnologia robótica para realizar esta operação e para o polimento com precisão, especialmente para peças como engrenagens e outros componentes mecânicos. As peças maiores inacabadas talvez exijam uma máquina de rebarbar, como um armário ou um polidor de bancada. Há muitos usos diferentes para este dispositivo, mas aplicações industriais incluem moldes e matrizes de acabamento, limpeza de componentes como produtos químicos ou farmacêuticos, indústria aeroespacial e peças automotivas e etc. Nestas indústrias, é importante que uma superfície lisa seja obtida para evitar possíveis áreas de estresse e fraqueza, e para permitir a correta análise científica ou matemática do desempenho do componente.