Mini cilindros de ar, também chamado de "microcilindros", são pequenos recipientes retangulares, de simples ação em que as molas estão alojadas dentro de hastes alargadas.

Eles operaram em movimento inverso e oferecem uma gama de suportes de montagem intercambiável, que atribuem às extremidades para proporcionar versatilidade e adaptabilidade. Estes dispositivos podem também ser alimentados por ar comprimido.

À medida que o ar comprimido é injetado em um cilindro de ar, o que empurra o pistão ao longo do comprimento, uma mola situada na extremidade da haste empurra o pistão para trás. As válvulas controlam o fluxo de ar comprimido no cilindro. Os microcilindros são uma das muitas opções para estilos de carcaças em um cilindro de ar. Eles são fáceis de instalar e estão disponíveis em diversos materiais, recursos de pressão e tamanhos.

Els são ferramentas pneumáticas que usam a força do ar comprimido para mover as coisas, sua característica definidora é seu tamanho pequeno em relação às variedades outros modelos. As garrafas de ar são projetadas para levantar ou mover algo. Eles podem ser usados sozinhos ou em conjunto com outros equipamentos. Os modelos em miniatura são caracterizados por seu pequeno tamanho em relação às outras variedades.

Os modelos maiores podem ser tão grandes quanto 1.000 mm de diâmetro e pode ser capaz de exercer força suficiente para levantar automóveis. Eles podem ocupar quantidades substanciais de espaço, que em alguns contextos, não é um impedimento para a eficiência das operações em que são empregadas. Em outros casos, porém, especialmente em contextos de produção em massa, use o espaço pode ser um fator crítico na determinação do volume de saída. Os modelos em miniatura podem ser tão pequenos quanto 2,5 mm de diâmetro; a compacidade permite que ele execute tarefas em uma escala muito pequena. Tal qualidade pode ser muito útil na produção em massa de produtos muito pequenos, particularmente na indústria de componentes eletrônicos de fabricação. Outras indústrias, incluindo a fabricação de automóveis, construção, transformação de alimentos, embalagem, metalurgia, mineração e indústrias de produção têxtil, também podem se beneficiar do uso deste dispositivo.

As garrafas de ar apresentam um gabinete de metal resistente à pressão, uma entrada de ar comprimido e um pistão. Quando o ar comprimido é forçado para dentro do gabinete, ele desloca o pistão. Qualquer carga ligada ao pistão será movida com o pistão. As garrafas de ar têm essas qualidades em comum, mas de lá eles variam muito em sua construção. Os modelos são projetados para exercer a maior quantidade possível de força de ocupação, enquanto a menor quantidade possível de espaço. Um cilindro de ar de tamanho médio pode ser considerado pequeno se comparado a um muito grande, mas também pode ser considerado grande em comparação com um muito menor. Não existe um padrão universalmente reconhecido de grandeza ou pequenez que se refira ao tamanho destes dispositivos. Dimensões como diâmetro da haste e comprimento do curso afetam o desempenho, e tais dimensões podem variar do tamanho do furo indicado mesmo de diferentes fabricantes. Os modelos ISO 6432 compatível com o ar estará de acordo em termos de dimensões críticas, mas nem todos os fabricantes produzem modelos compatíveis. Como são tão pequenos, eles podem ser de difícil reparação, o que pode requerer a substituição em caso de falha. Instalando ISO 6432 compatível em casos tais garantias uma substituição adequada será fácil de encontrar.